Mísseis russos atingem depósito de lixo radioativo em Kiev, diz ONU

Em Destaque
Por -
0

Segundo informou a Agência Internacional de Energia Atômica da ONU, nesta segunda-feira (28), mísseis russos atingiram um local de descarte de resíduos radioativos em Kiev. Não houve danos visíveis e ainda não há resultado do monitoramento radioativo do local.

Há quatro usinas nucleares na Ucrânia e várias instalações de resíduos, incluindo Tchernóbil. O Conselho de Governadores de 35 países da agência nuclear realizará uma reunião de emergência na próxima quarta-feira (2) para discutir a situação. A pedido da Ucrânia, que não está no conselho, Canadá e Polônia convocaram a reunião.

Desde que a invasão da Ucrânia pela Rússia começou, na semana passada, o chefe da AIEA, Rafael Grossi, expressou preocupação e pediu a todas as partes que “se abstenham de quaisquer medidas ou ações que possam comprometer a segurança do material nuclear e a operação segura de todas as instalações nucleares”.

As forças russas apreenderam as instalações de combustível nuclear usado e resíduos radioativos em Tchernóbil, o local do pior acidente nuclear do mundo em uma usina de energia extinta. Os funcionários de plantão não foram trocados, disse a AIEA.

Mais de 500 mil ucranianos já deixaram o país para fugir da guerra com Rússia, diz ONU

Também nesta nesta segunda-feira (28), o alto comissário das Nações Unidas para refugiados, Filippo Grandi, afirmou que mais de 500 mil ucranianos já deixaram o país desde o início dos ataques russos.

Anteriormente, o secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que a escalada nas operações militares na Ucrânia está levando a violações de direitos humanos.

Segundo a alta comissária da ONU para Direitos Humanos, Michelle Bachelet, a maioria das vítimas civis morreu devido a ataques com “armas explosivas de grande impacto, incluindo bombardeio de artilharia pesada e sistemas de multilançamento de foguetes e ataques aéreos”.

As Nações Unidas confirmam a morte de pelo menos 102 civis, incluindo sete crianças.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)