Em meio a pandemia de Covid-19, empresas refletem sobre seus papéis na sociedade e colaboram com ações para o bem estar da população

Em Destaque
Por -
0
Veja exemplos altruístas de empreendedores que estão fazendo a diferença na crise



O risco de contágio do novo coronavírus entre a população trouxe desafios e crises que vão além da sistema de saúde. Dentre as muitas áreas da vida em sociedade, a economia é uma das que mais sofre com o impacto do isolamento social, uma das medidas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para frear a curva de contágio da doença entre a população.

Em três meses, a suspensão de parte das atividades comerciais fez com que profissionais e empresas de diversas categorias fossem prejudicados. De acordo com Guy Peixoto Neto, mentor em empreendedorismo e empreendedor com experiência na criação, expansão e reestruturação de empresas, o cenário que aparenta ser de sobrevivência, no entanto, pede não só uma reinvenção dos métodos de trabalho, como também dos valores. "Mais do que nunca, é necessário unir forças e entrar em clima de união coletiva em prol da sociedade em geral, através de ações que ajudem a construir uma rede de solidariedade, com o objetivo de ajudar os menos favorecidos que estão sofrendo com a falta de renda durante essa pandemia", explica.

No Brasil, há alguns exemplos de grandes empresas que tomaram iniciativas e se dispuseram a colaborar com esse cenário, como a gigante da indústria alimentícia Nestlé, que doou cerca de 500 toneladas de alimentos, bebidas e comida para pets, com a finalidade de suprir as necessidades de diversas famílias brasileiras. Entre os beneficiados, estão cerca de 2,5 mil famílias ligadas às cooperativas de reciclagem da cidade de São Paulo e região, em uma parceria com a plataforma Cataki, sendo 1,5 mil cestas básicas destinadas às famílias de cooperativas parceiras que atuam na reciclagem de cápsulas de café.

Já a marca de cerveja Stella Artois criou o movimento "Apoie um restaurante", uma maneira de unir a comunidade do ramo e outras marcas para ajudar os estabelecimentos prejudicados e que correm o risco de encerrar suas atividades - tudo por meio de uma plataforma colaborativa para gerar caixa à esses locais, especialmente os menores, a fim de que eles consigam manter o funcionamento durante o período de baixa demanda.

Há também quem anunciou a produção de produtos de higiene, com a finalidade de melhorar a escassez que artigos como máscara e álcool em gel sofreram desde o início da pandemia. A Natura&Co, empresa que abrange marcas como Natura, Avon e The Body Shop, realizou uma parceria com o Grupo São Martinho (um dos maiores do setor de sucroenergético) para a produção de 15 mil quilos de álcool em gel e 150 mil litros de álcool 70%, que foram doados à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Seguindo com este mesmo exemplo, as fabricantes de produtos para higiene pessoal e cosméticos L'Oréal e Nívea, controlada pela Beiersdorf, iniciaram em abril a produção de 280 toneladas de álcool gel em suas fábricas instaladas em São Paulo, para distribuir a hospitais, lares de idosos, faculdades de medicina e comunidades carentes, além de doar shampoos, condicionadores e cremes hidratantes.

Diante do nova realidade social frente à pandemia e seus impactos que atingem os mais variados setores, não há mais como fugir do assunto e permanecer em silêncio. É necessário refletir sobre o papel financeiro e humano das companhias perante esse cenário, que pede mais do que redefinição de metas. "É extremamente importante que as empresas tenham sensibilidade para uma atuação responsável e cooperativa, começando internamente através de ações de incentivo para engajar seus colaboradores, tendo a empatia de conscientizá-los da gravidade do momento. Essa atitude, inclusive, é altamente positiva para que eles entendam como responder aos desejos, angústias e necessidades de seus clientes e da população como um todo perante a crise. Esses valores com certeza deixarão marcas positivas para a sociedade e devem permanecer no hall de ações das companhias mesmo quando a situação da pandemia for solucionada", finaliza Guy.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)