Coari inicia ação pelo Dia de Combate ao Trabalho Infantil, conforme orientação do prefeito Adail Filho



A Secretaria Municipal de Governo e Cidadania, por meio da Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Social, seguindo determinação do prefeito Adail Filho, realizou na manhã desta sexta-feira, 12, pelas ruas do Centro de Coari, uma panfletagem alusiva ao Dia de Combate ao Trabalho Infantil. A ação passou por feiras, mercados, portos e comércio em geral com o objetivo de orientar e esclarecer a população sobre os direitos das crianças e adolescentes e a importância de erradicar as piores e todas as formas de trabalho infantil.

A Secretária de Desenvolvimento Social Margarida Rocha, explica que a atividade marca o início da Campanha de Combate ao Trabalho Infantil, no município, que será promovida ao longo da próxima semana, cujo foco é mostrar o quão é triste, degradante e penoso para as crianças e adolescentes o trabalho infantil e como isso prejudica o seu desenvolvimento. "Estamos iniciando hoje um trabalho de esclarecimento para a população que precisa saber que as crianças tem direito a brincar, frequentar a escola, vivenciar sua infância e o quanto isso é importante para o seu desenvolvimento”, disse. 

A programação inclui diversas ações de conscientização voltadas a pais e responsáveis por crianças e adolescentes, educadores, dentre outros, para que entendam os malefícios do trabalho precoce. “No interior do Estado, infelizmente, temos pais que tiram os filhos da escola para trabalhar na roça, por exemplo, com a desculpa de que trabalham desde cedo e não morreram. Mas quando questionamos sobre a vida deles vemos muitas vezes que são pessoas que não sabem ler, que não tem nenhuma qualidade de vida, proteção, ou seja, o trabalho infantil não traz benefícios”, constata Margarida.

A campanha de enfrentamento ao trabalho infantil deste ano traz como tema: ‘É muito triste, muito cedo, é muito covarde cortar infâncias pela metade’. E o lema: ‘Covid-19: agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil’.

Em Coari, a ação é realizada pelo poder público municipal em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Tutelar, Polícia Militar, Polícia Civil, Delegacia Especializada e Ministério Público, Organizações da Sociedade Civil, entre outros órgãos que fazem parte da rede de proteção à criança e ao adolescente. 

Mas é uma responsabilidade de todos proteger as crianças e adolescentes. Denuncie! Disque 100. O trabalho infantil é crime.

12 de Junho

O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil foi constituído, em 2002, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e é um marco para conscientizar a sociedade, trabalhadores, empresas e governos a se mobilizarem contra esta prática de violação de direitos da criança e dos adolescentes. 

No Brasil, o 12 de junho foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil por Lei aprovada em 2007. O enfrentamento ao trabalho infantil no país tem como diretrizes as estratégias pactuadas pela Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil (Conaeti), através do Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato