Header Ads Widget

Recent Comments

header ads

Venda de estatais vai melhorar eficiência, dizem analistas; modelo de privatização é desafio

Correios e Eletrobras são as mais atraentes. Para empresas como Casa da Moeda, dificuldade é governo ser principal cliente



Bruno Rosa e Ana Paula Ribeiro
22/08/2019 - 04:30 / Atualizado em 22/08/2019 - 09:20


BRASÍLIA - A decisão do governo de anunciar planos para aprivatização dos Correios e deoutras 16 estatais deve melhorar a eficiência, contribuir para reduzir o tamanho do Estado e ajudar ascontas públicas . Na avaliação deespecialistas , a conclusão destas privatizações deve ocorrer no médio prazo, pois algumas das empresas que constam na lista, como Correios e Eletrobras , dependem do aval do Congresso , o que coloca um componente político a mais no processo.


- É mais uma sinalização liberal que a equipe econômica quer implementar. É uma notícia positiva para investidores e para o ajuste fiscal. É uma notícia de execução no médio e longo prazo - afirmou Jorge Simão, superintendente de distribuição do banco Haitong.

Eduardo Bolsonaro: Parlamentar quer acabar com monopólio no transporte e entrega de cartas no país

Simão ressalta que a melhora nas contas públicas vai auxiliar o ajuste fiscal e contribuir para que o país consiga manter o ambiente de juros baixos por mais tempo.

Para Armando Castelar, economista da Fundação Getulio Vargas (FGV), o ativo mais valioso do plano de privatizações do governo é a Eletrobras, que tem tomado iniciativas para melhorar a gestão.

- Como a Eletrobras já está nessa fase de preparação, não vão faltar interessados. Essa é a principal empresa dentro do plano do governo - afirmou.

Petrobras: Governo iniciará estudos para decidir se companhia será privatizada

Por outro lado, ele lembra que o governo vai encontrar desafio adicional para vender empresas que têm o governo como principal cliente, como Casa da Moeda, Telebras, Serpro, entre outras. Na avaliação do economista, será preciso definir se o governo vai manter os contratos com essas empresas após a venda.

Postar um comentário

0 Comentários

Random Posts

header ads