Rússia envia soldados à Venezuela

Em Destaque
Por -
0




Cerca de cem soldados, com um general à frente, chegam a território venezuelano em dois aviões, levando equipamento militar. Uma demonstração de força entre aliados, em meio à instabilidade em Caracas.

Dois aviões militares russos transportaram militares e equipamentos à Venezuela neste fim de semana como parte das atividades de cooperação entre os dois países. As aeronaves levaram um general e cerca de 100 soldados, em uma demonstração de apoio e fortalecimento da aliança entre Caracas e Moscou.

De acordo com a agência de notícias semiestatal russa Sputnik, os aviões levaram autoridades à Venezuela com o objetivo de "realizar consultas". "A Rússia possui vários contratos em processo de cumprimento, contratos de natureza técnica militar", disse uma fonte anônima na embaixada da Rússia .

De acordo com a agência AP, que citou uma autoridade venezuelana não identificada, a visita tem o objetivo de discutir a manutenção de equipamentos, além de treinamentos e estratégia.

O site de rastreamento de aeronaves Flightradar24 mostrou que um avião de passageiros modelo Ilyushin IL-62 e um cargueiro militar modelo Antonov AN-124 deixaram o aeroporto militar russo de Chkalovsky com destino a Caracas na sexta-feira, tendo feito uma parada na Síria, onde a Rússia apoia o presidente Bashar al-Assad. Já o cargueiro deixou Caracas no domingo, segundo outro site de rastreamento de voos.

O repórter independente venezuelano Javier Mayorca escreveu no Twitter que o primeiro avião transportava o general Vasily Tonkoshkurov, chefe de gabinete das forças terrestres russas, e que o segundo levou 35 toneladas de equipamentos à Venezuela.

O transporte de soldados e equipamentos neste fim de semana ocorre após duas aeronaves de bombardeio russas modelo Tu-160, capazes de carregar armas nucleares, terem aterrissado na Venezuela em dezembro, em um sinal de suporte ao regime de Nicolás Maduro. O gesto irritou Washington.

Há cerca de três meses, Rússia e Venezuela também realizaram exercícios militares em solo venezuelano, o que Maduro classificou como um sinal de fortalecimento das relações com o Kremlin.

Na última quarta-feira, Maduro havia afirmado que a Rússia enviaria remédios para a Venezuela na semana seguinte, sem detalhar por quais meios eles seriam transportados.

A entrada de um comboio carregando ajuda humanitária da Colômbia para a Venezuela foi bloqueada por Maduro em fevereiro. A operação havia sido coordenada pela equipe do autoproclamado presidente interino e líder da oposição venezuelana, Juan Guaidó, com o apoio dos Estados Unidos.

Autoridades americanas e russas se encontraram em Roma para discutir a crise na Venezuela na semana passada, mas não chegaram a um acordo. A Rússia se diz preocupada com a possibilidade de os EUA estarem considerando uma intervenção militar na Venezuela. Por sua vez, os EUA afirmam estarem se concentrando em esforços econômicos e diplomáticos para tirar Maduro do poder, embora o presidente americano, Donald Trump, tenha dito que "todas as opções estão sobre a mesa".

A Rússia e a China são os principais aliados da Venezuela, e emprestaram bilhões de dólares ao país sul-americano.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)