Jovens representam Amazonas em competição nacional do Senac

Em Destaque
Por -
0

Rebeca Prado e Bruna Campos disputam nas categorias cabeleireiro e cozinha
 
As jovens Rebeca Prado e Bruna Campos são as representantes do Amazonas nas Competições Senac de Educação Profissional 2018, que ocorrerão entre os dias 20 e 23 de novembro no Hotel Ilha do Boi, em Vitória (ES). Elas disputam nas categorias cabeleireiro e cozinha, respectivamente. 
 
Conhecida nacionalmente, a competição reúne estudantes – de até 21 anos – das diversas regionais do Senac distribuídas pelo país. Nas provas, os participantes são estimulados a resolverem problemas semelhantes aos enfrentados no ambiente real de trabalho. 
 
Os candidatos que obtiverem as melhores pontuações serão automaticamente aprovados para a preparação da WorldSkills, que é a mais importante competição mundial de educação profissional. Os vencedores da etapa nacional irão treinar ao longo de 2019 para representarem o Brasil na prova internacional.
 
Segundo o gerente de Desenvolvimento Educacional do Senac AM, Luiz Ricardo Almeida, a participação das alunas nas competições consolida o empenho do Senac que, há mais de 70 anos, forma e prepara pessoas para o mercado de trabalho, principalmente, dentro de importantes segmentos de atuação da instituição: a gastronomia e a beleza. 
 
"Outra coisa importante é a revelação de talentos formados pela instituição. A importância na vida dos alunos é algo imensurável. Tanto em termos de formação profissional como de experiência de vida, isso é altamente enriquecedor para o nosso competidor. É uma oportunidade ímpar de desenvolvimento profissional e pessoal", disse. 
 
A preparação para as provas teve início em meados de maio deste ano. A princípio, duas duplas participaram dos treinos realizados pelos professores Michel Brito e a Rejane Leal. Na ocupação cozinha, os treinos do chef Michel duraram cerca de 4 horas por dia. Já a preparação para cabeleireiro foi de aproximadamente 8 horas por dia, conforme a professora Rejane. O período de treino equivale a quase 600 horas, distribuídas em 150 dias (7 meses). 
 
A competição 
 
Serão quatro dias de desafios profissionais para alunos competidores nas ocupações Cabeleireiro, Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Serviço de Restaurante e, estreando este ano, Estética e Bem-estar. As provas simulam situações reais de trabalho, exigindo dos participantes excelência no desempenho alinhada aos padrões internacionais. 
 
Esta segunda edição contará com a participação de 20 Departamentos Regionais (quatro a mais da primeira edição, ocorrida em 2016). Outra novidade é que todas as provas serão realizadas em uma única sede, no hotel-escola Ilha do Boi, que abrigou até a seleção de futebol australiana durante a Copa do Mundo FIFA 2014. 
 
Concorrentes
 
Na ocupação cabeleireiro, o Amazonas disputará com outros 12 estados, são eles: Acre, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe. Já na ocupação cozinha a disputa será com nove: Ceará, Minhas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Distrito Federal. 





Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)