Calculadora ajuda consumidor a entender a quantidade de sal nos produtos

Em Destaque
Por -
0
Ferramenta "traduz" dados das tabelas nutricionais para estimular escolhas alimentares equilibradas

São Paulo, novembro de 2018 – Traduzir a quantidade e diversidade cada vez maiores de informações dos rótulos é uma dificuldade que a maioria dos consumidores enfrenta no dia a dia. Os termos sódio e sal, por exemplo, muitas vezes são compreendidos como sinônimos, mas não necessariamente significam a mesma coisa.

Para ajudar a desmistificar questões e dúvidas como: "a diferença entre sódio e sal" e "até quantos gramas de sal são aceitáveis para a sua dieta", a Nestlé criou uma ferramenta que realiza a "tradução" do valor de sódio expresso na tabela nutricional para sal, a fim de ajudar a esclarecer a população e auxiliar a fazer escolhas mais equilibradas. Até porque a informação contida na tabela nutricional dos alimentos vendidos no Brasil mostra a quantidade de sódio e não de sal.

Para efetuar o cálculo, é preciso apenas digitar quanto de sódio o produto tem na porção e a "calculadora" diz o equivalente em sal, além de comparar com a recomendação de consumo diário. A ferramenta, gratuita e aberta a consultas, pode ser acessada no site: www.vidasmaissaudaveis.com.br

Dados sobre o sódio

Considerado como um dos "vilões" da alimentação, o sódio é muito importante para diversas funções no organismo, como a contração muscular, a manutenção da pressão arterial entre outros, mas pode ser prejudicial à saúde quando consumido em excesso. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a recomendação é um consumo máximo diário de 5 gramas de sal (o que seria equivalente a 5 sachês de 1 grama cada). No entanto, segundo dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF-2008-2009), do IBGE, o consumo diário médio de sal pelos brasileiros é mais do que o dobro do recomendado (12 gramas).

Sal x Sódio

O sódio é um dos elementos químicos mais abundantes na Terra. O cloreto de sódio, mais conhecido como 'sal de cozinha', representa 80% da matéria dissolvida na água do mar. O sal de cozinha é composto por 41% de cloreto e 39% de sódio e, devido a sua forte presença na cultura alimentar do brasileiro, é a principal fonte de sódio na alimentação das pessoas do País. A última edição da Pesquisa de Orçamentos Familiares, realizada pelo Ministério da Saúde, mostra que o sal de cozinha (aquele que é adicionado à comida) representa 71,5% do total do sódio ingerido pela população brasileira.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)