Amazonas tem o melhor restaurante de comida a quilo do Brasil

Em Destaque
Por -
0

Gaúcho's Gourmet, de Manaus, é campeão nacional do concurso "O Quilo é Nosso" com o prato "Lombo de pirarucu à Solimões"

Lombo de pirarucu fresco recheado com jambu acompanhado de farofa de camarão seco e rolê de banana frita, são esses os ingredientes do prato "Lombo de pirarucu à Solimões!" que fez com que o restaurante Gaúcho's Gourmet fosse eleito pelo júri técnico, composto por oito especialistas em gastronomia, como o melhor restaurante a quilo do Brasil. É o segundo ano consecutivo em que o Amazonas fica com a premiação máxima do concurso "O Quilo é Nosso", realizado pela Abrasel em parceria com a revista Prazeres da Mesa. Em 2018, o evento teve patrocínio da Coca-Cola e da Sodexo.

Para Cláudia Borges, proprietária do restaurante, a escolha do prato foi pensada estrategicamente para se adequar ao tema do concurso, "Saudável e natural do Brasil", com elementos que revelassem a saudabilidade e os sabores da Amazônia.

"Como o lombo é a parte mais nobre do Pirarucu, não quisemos cortá-lo e o fizemos então aberto, como se fosse um rocambole. Já o jambu, uma erva típica do norte do Brasil, combina bem com o peixe porque tem um sabor mais forte, que deixa uma leve dormência na língua. A farofa de camarão seco, que é natural das águas doce do Amazonas, junto com a farinha uarini e a banana pacovan, deram o charme final", diz.

Com apenas dois anos de vida, o restaurante serve cerca de 250 pessoas por dia e fez uma estratégia corpo-a-corpo com os clientes para a votação na primeira etapa. "Deixamos um notebook aberto no site do concurso em um ponto estratégico do restaurantes e cartazes avisando a nossa participação. O chef responsável pela criação do prato, André Rocha, ficava ao lado do computador literalmente 'vendendo seu peixe'", diz Cláudia. Como recompensa oferecida pela empresa, ele irá visitar a próxima edição da Fispal Food Service, em São Paulo.

Logo mais, o cliente que visitar o estabelecimento irá se deparar com uma grande faixa no saguão de entrada com o letreiro "Bem-vindos ao melhor restaurante de comida a quilo do Brasil", que será produzido em celebração ao título nacional do Gaúcho's Gourmet.

"Pra gente é uma alegria imensa sairmos vencedores porque é a comprovação que estamos no caminho certo. Decidimos nos inscrever porque o campeão da primeira edição foi também um restaurante manauara. Agora continuamos com este legado, um orgulho imenso para o Amazonas", completa.

O concurso

Foram quase 200 restaurantes em 12 estados e 24 cidades competindo pelo título de campeão nacional. Com o tema "Saudável e Natural do Brasil", as receitas inscritas no concurso trouxeram uma pegada de saudabilidade e valorização de ingredientes locais.

Para Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, O Quilo é Nosso cumpriu com maestria sua missão de enaltecer o segmento de comida a quilo, invenção genuinamente brasileira. "Os clientes puderam aproveitar promoções, experimentar diferentes pratos e votar em seus favoritos, é um concurso que atesta o caráter democrático do setor, por isso tamanho sucesso", diz.

Já Antônio Alberto Aguiar (Tombé), diretor de estabelecimentos da Sodexo, uma das patrocinadoras do concurso, reforçou o potencial do setor. "Ações como o Quilo é Nosso reconhecem a importância dos tradicionais restaurantes a quilo no Brasil e ajudam a atrair mais clientes e negócios para o segmento", afirma. 

"Ficamos muito satisfeitos em poder participar de um evento como esse. O Quilo é Nosso estimula a variedade de pratos e sabores, assim como temos feito em nosso portfólio. Desta forma, os consumidores ficam com mais opções de escolha", diz Victor Bicca, diretor de relações corporativas da Coca-Cola Brasil, também patrocinadora do concurso.

Conheça o júri

Foram selecionados pela revista Prazeres da Mesa oito especialistas em gastronomia. São eles: Ivo Abrahão (Tavares); Thiago Cerqueira (Loup); Marcia Garbin (Gelatto boutique); Marisabel Woodman (La Peruana); Wanderson Medeiros (Picuí); Gil Guimarães (Bacco Pizzaria, Napoli Centra le e C6 Hamburgueira); Marcos Livi (Quintana, Veríssimo, Napoli Centrale e C6 Hamburgueria), e Ricardo Castilho (revista Prazeres da Mesa).

Segundo Castilho, diretor da publicação, o critério para a seleção de chefs buscou diversas áreas de atuação e vários segmentos de cozinhas. "Tem chefs do sul, sudeste, centro-oeste e nordeste. Isso mostra que as receitas regionais estão bem representadas. Assim, de acordo com a receita, todos os lugares têm a chance de ser o melhor restaurante a quilo do Brasil", diz.

Em breve informações sobre a 3ª edição, que acontecerá de 17 de setembro a 01º de outubro de 2019.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)