Teste da orelhinha é implantado em Hospital Regional de Coari

Em Destaque
Por -
0

A equipe da Secretaria de Saúde do município de Coari, implantou o teste da orelhinha ou Triagem Auditiva Neonatal (exame de Emissões Otoacústicas Evocadas), na maternidade do Hospital Regional do município.

O exame que é realizado entre o segundo e o terceiro dia de vida do recém-nascido é diferente do teste do pezinho, e não necessita fazer furinho na orelha do bebê. Além de indolor o teste é realizado enquanto a criança está dormindo. Ó fonoaudiólogo coloca um aparelho de Emissões Otoacústicas Evocadas, que produz estímulos sonoros leves e mede o retorno desses estímulos de estruturas do ouvido interno.

Segundo o Prefeito Adail Filho, esse é mais um passo para a excelência na saúde do município. “Sabemos da importância do exame da orelhinha para a detecção de problemas auditivos, um bebê que tenha um diagnóstico e intervenção fonoaudiológica até os seis meses de idade pode desenvolver linguagem muito próxima a de uma criança ouvinte. Por esse motivo fizemos a aquisição do material necessário para que o teste seja feito enquanto a mãe ainda está internada assim otimizando o tratamento quando se fizer necessário”, explicou Adail Filho.

De acordo com o diretor do Hospital Regional o enfermeiro Fabricio Botelho, o exame está sendo realizado de segunda à sexta-feira e assim que a mãe tem alta do hospital já sai com o resultado do exame. “Os exames estão sendo realizados por nossa fonoaudióloga e caso seja necessário já é marcado um retorno para a mãe e o bebê. Com isso garantimos que a criança tenha o atendimento adequado em um menor tempo possível”, finalizou o enfermeiro. 
 
A audição começa a partir do 5º mês de gestação e se desenvolve intensamente nos primeiros meses de vida. Qualquer problema auditivo deve ser detectado ao nascer, pois os bebês que têm perda auditiva diagnosticada cedo e iniciam o tratamento até os 6 meses de idade apresentam desenvolvimento muito próximo ao de uma criança ouvinte.
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)