Em tempos de calor e sol forte, saiba os tipos de protetor solar ideal

Em Destaque
Por -
0

Dermatologista do Hapvida orienta sobre os filtros adequados e alerta sobre os riscos da exposição solar exagerada

A exposição ao sol é uma prática que requer cuidado durante todo o ano, principalmente nos dias mais quentes. Em Manaus, onde o verão é presente o ano inteiro, as idas a praias e piscinas são mais frequentes e a permanência cada vez maior durante os feriados e finais de semana, deixando o corpo mais vulnerável ao surgimento de manchas, queimaduras e doenças mais graves.

De acordo com a dermatologista do Hapvida Saúde, Ismmaelli Veras, alguns cuidados são essenciais e dão pouco trabalho. "É importante evitar a exposição solar entre 10h e 16h devido à maior intensidade da radiação UVB nesse horário. Para a proteção ocular o método mais eficaz é sem dúvida o uso de óculos de sol. Segundo recomendações internacionais, os óculos de sol eficientes são aqueles que absorvem mais de 99% de todo e espectro UV", alerta. 

O protetor solar também é imprescindível, mas engana-se quem faz uso apenas aos fins de semana, nos momentos de lazer. A aplicação deve ser diária e de preferência com a formulação adequada para cada tipo de pele e ocasião. Segundo a dermatologista, o produto deve ter FPS de pelo menos 30, proteção UVA e UVB e ser resistente à água, se a intenção for utilizá-lo no mar, piscina ou cachoeiras.

A escolha da formulação de acordo com o tipo de pele é muito importante para garantir uma proteção eficaz. "Pessoas com pele oleosa devem utilizar protetores em gel, gel creme, sérum e, além disso, verificar no rótulo se há denominações como oil free, oil control, toque seco ou efeito matte, enquanto que para peles secas, o ideal é que seja em creme. Outro grupo que deve ficar atento é quem tem manchas na pele, que precisa escolher produtos com cor por ter filtro físico na sua composição o que confere excelente proteção contra radiação UVA, UVB e luz visível", esclarece drª, Ismmaelli.

As crianças também necessitam de produtos específicos devido à sensibilidade da pele. O ideal é procurar os que têm denominações como uso infantil ou kids, pois têm boa proporção de filtro físico, o que causa menos reação alérgica. Ismmaelli Veras lembra também que os negros têm maior adaptação aos efeitos nocivos da Radiação UV, mas não devem deixar de se proteger, pois quando diagnosticados com doenças de pele, essas tendem a ser mais agressivas. "O ideal é que se use sempre um filtro solar. Em alguns casos com fator a partir de 15 e outros de 30", revela.

Para finalizar, a especialista dá algumas dicas para manter os cabelos saudáveis após tanto sol e mergulhos em águas salgadas e produtos químicos. "Usar xampus e condicionadores com proteção UV. Antes de entrar no mar ou piscinas, passar um leave-in com proteção UV, aplicar semanalmente máscaras de hidratação ou nutrição e, após mergulhos, deve-se enxaguar os cabelos com água doce e desembaraçá-los com pentes largos de madeira", aconselha a dermatologista Ismmaelli Veras.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)