Pratos amazônicos serão apresentados na Semana de Gastronomia Regional no RJ

Em Destaque
Por -
0


Evento ocorre nos dias 22 e 23 de agosto, no Restaurante Escola Downtown
 
Salpicão de pirarucu seco, arroz com jambu,  filé de dourado com molho escabeche, cheescake de cupuaçu e outras delícias amazônicas serão apresentadas na Semana de Gastronomia Regional, no Rio de Janeiro (RJ). O evento ocorrerá nesta quarta (22) e na quinta-feira (23), no Restaurante Escola Downtown, situado no centro da cidade. Essa é a terceira vez que o Senac Amazonas participa da programação. 
 
Segundo a gerente do Centro de Turismo e Hospitalidade do (CTH) Senac AM, Alessandra Ramos, apesar das participações no Rio de Janeiro (2016) e em Brasília (2017), a expectativa para edição deste ano está cada vez maior.
 
"Estamos nos preparando para levar um show de culinária e na expectativa pra que tudo dê certo. Já escolhemos os pratos, fizemos a degustação, preparamos toda a apresentação, inclusive com elementos típicos da região", disse. 
 
As delícias serão preparadas pelo chef da cozinha do Restaurante Escola do Senac AM, Naifon Silva, que contará com auxílio do ex-aluno do curso técnico de cozinha do Senac AM e ex-aluno do Jovens Talentos, João Lucas Santos e, coordenação do professor Curso Técnico de Gastronomia, Michel Brito. 
 
Cardápios
 
O cardápio do primeiro dia será composto da seguinte forma: Entradas; pastel de forno ou crepioca (tucumã e queijo coalho), caldinho de tucupi temperado com camarão. Guarnições; salpicão de pirarucu seco, arroz com jambu e pimentões coloridos, pirão escaldado de peixe (pirarucu) e farofa crocante de suruí picante. Pratos principais; filé de dourado com molho escabeche, filé de aruanã recheado com queijo coalho com crosta de castanha do brasil e molho de manteiga e ervas amazônicas. Sobremesas; cheescake de cupuaçu e tora de banana pacovã na massa briseé. 
 
Já no segundo dia, o cardápio será: Entradas; palito de pirarucu crocante envolto na tapioca com geleia de cupuaçu e pimenta e caldo de cará roxo com pirarucu seco. Guarnições; baião amazonense, salada grega amazônica e farofa crocante de Uarini com ervas amazônicas. Pratos principais; matrinxã sem espinha assada e recheada com vinagrete e tapioca e medalhão de pirarucu com banana e molho tucupi. Sobremesa; pudim de açaí com pralinê de tapioca e pavê de graviola com cacau em pó.
 
Aula show
 
Na primeira noite do evento está prevista uma aula show para cerca de 30 pessoas. O momento de aprendizagem busca valorizar bem como divulgar a culinária amazonense. A receita que será ensinada pela equipe do Senac AM é o Yakissoba do Índio, culinária esta que foi destaque na Feira Internacional da Gastronomia Amazônica (FIGA). 

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)