COARI: AÇÃO DE CIDADANIA É REALIZADA COM RETORNO DE PROGRAMA BARCO CIDADÃO E ATENDIMENTO DA UBS FLUVIAL

Em Destaque
Por -
0




Já é a terceira edição da ação de cidadania, realizada na Zona Rural do Município de Coari. Desta vez A AÇÃO CONJUNTA DE CIDADANIA, foi realizada na comunidade SÃO JOÃO DA VILA NOVA - no Rio Copeá. Desde a última terça-feira, técnicos da prefeitura já estavam na localidade, realizando o levantamento socioterritorial para a coleta de dados, sobre as condições de vida da população ribeirinha.

SAÚDE PARA AS REGIÕES MAIS DISTANTES





Segundo o Secretário de Saúde Júlio Sales "a ação é uma grande oportunidade de levar diversos atendimentos em saúde para as áreas mais distantes na Zona Rural de Coari, através da UBS Fluvial, atendendo as pessoas que mais necessitam dentro de um planejamento que vai alcançar toda a calha do Rio Copeá dentro do nosso município".  A Unidade Básica de Saúde Fluvial - UBSF marcou presença na AÇÃO CONJUNTA DE CIDADANIA, ancorada no Porto da Comunidade de São João do Vila Nova.

Com capacidade máxima de profissionais, a UBS Fluvial efetuou diversos atendimentos à população ribeirinha. Além da comunidade que sediava a ação, também foram atendidos moradores das comunidades: Boa Fé, São Carlos, São José do Estirão Santo Antônio, Vila do Canaã, Prainha, Aldeia São Sebastião da Liberdade, Campinas, Boa Esperança, Santa Maria do Poção, Paricá, Vila Fernandes e as demais comunidades da  região do Rio Copeá. "Com uma programação de viagem de 13 a 15 DIAS, o planejamento é levar saúde, nas águas de um dos mais conhecidos rios da  zona rural do nosso município" - informou Júlio Sales.





Na ação de cidadania, além dos atendimentos em saúde foram ofertados aos comunitários cursos, minicursos e palestras educativas pelos profissionais da Atenção Básicas. Os participantes dos cursos receberam certificados da Secretaria Minicipal de Saúde - SEMSA, objetivando garantir assim mais conhecimento, saúde e prática para saber como agir em uma possível emergência.

Noções Básicas de Primeiro Socorros; prevenção às DSTs e Gravidez Indesejada; Automedicação: os Perigos que Envolvem o Uso Incorreto dos Medicamentos; Higiene Corporal e Ações Educativas no Controle das Verminoses; Higiene Bucal foram alguns cursos oferecidos aos ribeirinhos.





A UBS Fluvial também disponibizou: Consulta Médica; Consulta de Enfermagem; Consulta de inscrição do pré-natal; Consulta de retorno do pré-natal; Planejamento Familiar; Coleta de Exame Citopatológico - PCCUM; Consulta de Crescimento e Desenvolvimento; Consulta do Programa do Hiperdia; Atendimento Odontológico (Exodontia - extração, Restauração, Profilaxia - Limpeza, Aplicação de flúor, Palestras educativas e distribuição de escovas de dentes). Realização de Exames Laboratoriais, com o resultado imediato; Curativo; Dispensação de Medicamentos; Imunização dos pacientes (vacinação); Zoonose; Teste rápido (HIV, Hepatites Virais e Sífilis); PPL (malária); Hemograma Completo; Exame Parasitológico de Fezes (EPF); Elementos Anormais e Sedimentos ( EAS); Teste de Glicemia, Beta HCG ( Teste de Gravidez) e Distribuição de Kits (preservativos + folder educativo) de prevenção às DSTs.

PROGRAMA BARCO CIDADÃO DE VOLTA




Também uma grande novidade foi o retorno de um importante programa socia municipal: O BARCO CIDADÃO - que ganhou destaque Nacional em 2007 em seu lançamento, com a presença do Ministro do Desenvolvimento Social e Combate a Fome Patrus Ananias, que na ocasião visitou a comunidade de Vila Lira para conhecer pessoalmente a execução deste programa social.

Na comunidade Sao Joao da Vila Nova, estiveram presentes os instrutores do CETAM e SENAC, promovendo cursos de Armanhar Peixe (retirada da espinha); Gastronomia; Pães Regionais; Biojóias; Artesanato com materiais recicláveis. Já o "Barco Cidadão"  levou  os serviços do CAD-ÚNICO e BOLSA FAMÍLIA,  Serviços  de Documentação da
CASA DO CIDADÃO (RG, CPF, CARTÓRIOS, JUNTA MILITAR, INSS, Plastificações, XEROX, FOTOGRAFIAS, AGENDA DA BIOMETRIA DO TRE) além de OFICINAS DE MÚSICA E TEATRO DO CRAS I e CRAS II, PALESTRAS SOCIOEDUCATIVAS - CREAS, ATIVIDADES DE EMBELEZAMENTO (Corte de cabelo e penteados), PROGRAMA  CRIANÇA FELIZ (que realizou busca ativa e orientações ao público prioritário do programa) dentre outras atividades de importância social.

O prefeito de Coari Adail Filho esteve presente na comunidade, acompanhado o atendimento e conversando com os comunitários. Na oportunidade foram realizados sorteios, atividades esportivas e lúdicas com entrega de diversas premiações aos comunitários: "Estamos oferecendo atendimentos aos nossos irmãos ribeirinhos com os melhores profissionais das diversas secretarias municipais, com qualidade e empenho, demonstrando nosso compromisso com as comunidades rurais" - afirmou o prefeito. Adail Filho também assegurou que mais comunidades serão atendidas no decorrer deste ano.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)