Guaraná de Maués conquista Registro de Indicação Geográfica

Em Destaque
Por -
0
Certificado do Inpi reconhece internacionalmente procedência e características únicas da fruta de Maués
 
        Após uma década de pesquisas em laboratórios, visitas técnicas de campo e entraves burocráticos, o guaraná produzido em Maués (a 253 quilômetros de Manaus) conquistou na manhã desta terça-feira (16), o Registro de Indicação Geográfica (IG), emitido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), órgão vinculado ao Ministério da Indústria e Comércio.

Com a certificação – requerida pela Associação dos Produtores de Guaraná e que recebeu o apoio da Prefeitura de Maués em 2017 – apenas o produto cultivado e produzido pelos agricultores e famílias do município poderá ter seu nome associado, comercializado e denominado com qualquer referência a "Maués", valorizando desta forma as características ambientais e biológicas da fruta que é nativa da região e cujos primeiros relatos de seu uso e consumo pelos índios Sateré Mawé remontam o século XVII.

De acordo com o prefeito de Maués, Junior Leite, após a conquista da IG, o próximo passo é reunir-se com as famílias de agricultores da zona rural e ribeirinhos para implantação de um selo municipal, para identificar as embalagens e artigos, que utilizam o o guaraná local em suas composições.
Junior destaca ainda que o setor, que atualmente conta com 2,5 mil produtores, e gerou durante o período de colheita em 2017, mais de 300 empregos diretos, passará por um novo ciclo, uma vez que o guaraná "Made in Maués" será mais valorizado no mercado nacional e internacional.

"O consumidor, principalmente de Manaus, também será beneficiado uma vez que terá certeza que o produto que está comprando nas feiras, mercados, restaurantes e quiosques da capital possui de fato, as características e as qualidades exclusivas do verdadeiro guaraná da Amazônia", acrescentou o prefeito.
 
200 mil mudas
A obtenção da IG, a primeira emitida no Brasil pelo órgão federal em 2018, foi resultado da parceria e da união de esforços de um grupo de trabalho do qual fazem parte a Prefeitura de Maués, Sebrae-AM, Fucapi, Embrapa, Sepror-AM e outros órgãos estaduais que trabalharam nos últimos 10 meses junto aos representantes do Inpi e do Ministério da Indústria e Comércio.

Apesar de nativa da Amazônia, o estado da Bahia detém atualmente o título de maior produtor brasileiro da fruta. "A certificação também vai mudar este cenário porque atesta que a fruta de Maués é melhor do que a produzida em outros estados do País, pois tem mais cafeína e portanto, será mais valorizada pelo público", explicou o representante de Maués no grupo, Luiz Carlos Dinelly, que acompanha o processo desde 2013.

No início da cadeia produtiva da fruta, os tradicionais plantadores do município também comemoram o reconhecimento nacional de sua mais tradicional cultura.

"Com os incentivos e apoios que recebemos do município em 2017, o quilo do guaraná chegou a R$ 21, um dos melhores preços dos últimos anos. Com o selo, vou ampliar a área de cultivo e contratar mais gente para trabalhar este ano", afirmou o agricultor Marcos Souza, produtor da comunidade São João.
Antes mesmo da confirmação do registro pelo Inpi, publicada na manhã desta terça-feira (16) na Revista da Propriedade Industrial (RPI) nº 2454, a Prefeitura de Maués já havia confirmado a inauguração ainda neste semestre de um novo viveiro municipal com capacidade para 200 mil mudas.

FOTO: M. Rocha








Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)