Seleção argentina: vida ou morte na altitude de Quito


A 2.850 metros de altitude e diante do já eliminado Equador, a Argentina, que não fica fora da Copa do Mundo desde 1970, definirá se disputará ou não torneio do ano que vem nesta terça-feira no estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, pelas Eliminatórias Sul-americanas. Mais uma vez, a pressão recaí sob os ombros do astro Lionel Messi.

A equipe bicampeão mundial ocupa a sexta colocação das Eliminatórias com 25 pontos, mas garante vaga, ao menos na repescagem, em caso de vitória contra os equatorianos. Se perder ou empatar, a Argentina terá de torcer por uma combinação de resultados.

O técnico Jorge Sampaoli sabe o que é jogar como visitante na altitude de Quito. Em 2010, dirigiu o Emelec e conquistou o primeiro turno do Campeonato Equatoriano, embora tenha perdido o título na final, diante da LDU Quito. A Argentina não vence em Quito desde as Eliminatórias para a Copa de 2002, quando fez 2 a 0. Desde então, foram duas derrotas e um empate.

Sampaoli não poderá contar com o volante Fernando Gago, que sofreu lesão no joelho diante do Peru. Duas substituições são esperadas em relação ao empate em 0 a 0 na Bombonera, na última quinta. Ever Banega e Papu Gómez devem perder lugar a Enzo Pérez e Eduardo Salvio. No ataque, embora tenha ido mal na semana passada, Darío Benedetto deverá ser o centroavante, com Mauro Icardino banco.

O Peru tentará garantir vaga na Copa do Mundo pela primeira vez desde 1982, mas para isso precisará vencer a Colômbia, em Lima, além de torcer por uma combinação de resultados. Os colombianos podem garantir vaga até com um empate.

Atualmente na zona de repescagem, os peruanos chegam à partida decisiva na quinta posição, com os mesmos 25 pontos que os argentinos, na sexta colocação, e um a menos que os colombianos, que ocupam o quarto e último lugar a conseguir a classificação direta. A seleção peruana não depende só de si, caso o Chile vença o Brasil e a Argentina vença o Equador por uma vitória superior à peruana. A vitória, no entanto, garante o time ao menos na repescagem.

Apesar de jogar como visitante, a Colômbia tem uma missão menos complicada e depende apenas do próprio desempenho para carimbar o passaporte à Rússia. Uma simples vitória será o bastante para garantir a classificação. Um empate também servirá caso a Argentina não ganhe ou o Chile perca. O empate, no entanto, garante o time na repescagem.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato