VEREADOR EWERTON MEDEIROS APRESENTA DEMANDAS E PROJETOS DA UFAM E DO CURSO DE MEDICINA

Em Destaque
Por -
0
Com o foco no Curso de Medicina e projetos ligados ao Curso o vereador revelou resultados da visita realizada à instituição

Na Tribuna da Câmara Municipal, Ewerton Medeiros, fala sobre o Curso de Medicina em Coari. 

Esta semana, a tribuna da Câmara Municipal de Coari foi o local onde a UFAM (Universidade do Estado do Amazonas) e o Curso de Medicina (realizado no município) ganharam um destaque especial. O assunto veio à público, através do discurso do vereador Ewerton Medeiros, que relatou aos vereadores e à mesa diretora da casa o resultado de uma visita à instituição federal realizada por ele e pelo vereadores Samuel Castro e Ademoque na última segunda-feira (14). 

Por ocasião da visita, os vereadores participaram de uma reunião com a professora Daiane (Coordenadora do Curso de Medicina), professor Ronei (Coordenador Administrativo), professora Mailene (Coordenadora do Curso de Nutrição) e o professor Gurgel (diretor da UFAM Pólo-Coari).

O vereador Ewerton Medeiros, apresentou as diversas demandas relatadas durante a reunião, pelos integrantes da UFAM. Dentre elas a informação de que existe a necessidade da contratação de professores médicos, por parte da prefeitura de Coari, através de uma parceria com a UFAM. Estes médicos ainda não estão contratados e o terceiro período do curso de medicina começa agora, em agosto, momento em que as aulas práticas também devem começar. 



Há necessidade, por exemplo, da contratação de cirurgião geral. No entanto, em virtude da crise, o salário que a Universidade Federal do Amazonas oferece não está sendo atrativo para que os profissionais venham para o município. Por isso, a necessidade da contrapartida da Prefeitura como uma forma de fortalecer o curso de medicina, curso este importante para Coari. "O modelo de parceria com a prefeitura já acontece em outros pólos e há necessidade que aconteça aqui também" - afirmou o vereador.

O curso de medicina pode favorecer o município com diversos projetos. Ewerton Medeiros destacou dois deles: o Projeto UBS Escola e Projeto Clínica Escola, que serão viabilizados através do curso de medicina. "Para que estes projetos sejam executados a parceria com o poder público também seria interessante - lembrou o vereador Ewerton Medeiros - "pois a UFAM já tem o terreno para a construção, faltando apenas firmar a parceria com o Poder Executivo para as devidas construções". O vereador lembrou que se comprometeu a apresentar um requerimento ou indicação ao prefeito para que estes dois projetos sejam incluídos no Orçamento de 2018, e assim possa ser executado para o bem da população, pois os atendimentos realizados por estes projetos serão totalmente gratuitos. A UFAM já atende 30 pessoas por dia na fisioterapia e cerca de 40 pessoas através do curso de nutrição. Com a execução destes projetos, os atendimentos podem até triplicar.

O vereador Everton Medeiros também apresentou proposta  da criação de uma comissão mista, composta de vereadores e profissionais da UFAM, para acompanhar de perto a realidade os profissionais que a UFAM irá formar, profissionais que poderão ajudar em muito município de Coari. São projetos de médio prazo, que irão ajudar aos coarienses na área da saúde, imprescindível para todos.

Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)