SOBRE O JULGAMENTO DE LULA

O nome e a imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estiveram fortemente ligados à expansão da reputação do Brasil pelo mundo ao longo da primeira década do século 21. Enquanto o governo de Michel Temer se afunda em crises e escândalos e a eleição de 2018 começa a se aproximar, analistas estrangeiros começam a avaliar as chances de Lula voltar a ser presidente e a especular sobre o tipo de governo que ele faria.

Esta tendência fica evidente em um artigo publicado pela agência norte-americana de inteligência e geopolítica Stratfor. ''O Brasil pode trocar um escândalo presidencial por outro'', diz o título da análise, sobre essa possível volta do ex-presidente petista ao poder.

Para a Stratfor, o resultado do julgamento de Lula, e sua presença ou ausência na política brasileira, vai ser um fator determinante para o futuro do Brasil.

A análise indica que Lula é atualmente o candidato com mais chances de chegar à Presidência, mas o caminho é difícil, e seu novo governo seria marcado pelos mesmos problemas legais e morais que afetam o de Temer atualmente.

''Uma Presidência de Lula significaria que mais um presidente brasileiro estaria sob investigação de corrupção. E a luta que Temer enfrenta oferece um claro exemplo do que Lula enfrentaria como presidente'', diz. ''O Brasil continuaria em um estado de incerteza política.''

A Stratfor usa tom bastante crítico em relação ao ex-presidente, mas reconhece que, apesar das investigações contra ele, Lula conquistou ''reputação entre brasileiros de garantir estabilidade financeira. Na cabeça de muitos, Lula é o presidente que diminuiu a desigualdade e o desemprego''.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato