Mulher é condenada a 23 anos de prisão por matar a própria mãe em Caçador, SC

Em Destaque
Por -
0

Julgamento durou cerca de 11 horas (Foto: Reprodução/RBS TV)

Após 11 horas de julgamento, Valéria Ribeiro da Silva foi condenada a 23 anos e 4 meses de prisão em regime inicialmente fechado por matar a mãe, Elenir Ribeiro, de 45 anos. O ex-namorado de Valéria, Leandro Negretti, foi condenado a 24 anos de prisão em regime inicialmente fechado por participar do crime. A prima da ré, Priscila Fátima Ribeiro, teve o crime desclassificado e foi solta. O júri popular ocorreu nesta quinta-feira (20) em Caçador, Oeste catarinense.

O G1 não conseguiu contato com os advogados dos acusados até a atualização mais recente desta notícia.

Elenir foi morta em 3 de março de 2016 com remédios. No celular da filha, a polícia encontrou o áudio de uma conversa entre ela e o ex-namorado, em que os dois comentam sobre o crime. Segundo o delegado Fabiano Locatelli, a mãe sofria de esquizofrenia e usava diversos medicamentos regularmente. Segundo a polícia, a prima da jovem presenciou a conversa e acompanhou o momento em que foi dado o medicamento à vítima.

Os três acusados estavam presos desde junho de 2016.

Condenações

Valéria foi condenada por homicídio duplamente qualificado por motivo torpe e por fornecer os remédios de forma traiçoeira à vítima. Leandro foi condenado pelos mesmo crimes e teve a pena maior por ter mentido, de acordo com a sentença. Valéria confessou o crime. Ambos não poderão recorrer em liberdade.

Inicialmente, a Priscila era acusada de homicídio duplamente qualificado, assim como Valéria e Leandro. Porém, ela teve o crime desclassificado e será julgada por outro, o de omissão de socorro. Ela também teve o benefício da suspensão condicional do processo e foi solta.

Motivação

No celular da filha, a polícia encontrou o áudio de uma conversa entre ela e o ex-namorado, em que os dois comentam sobre o crime. A perícia encontrou uma gravação já apagada pela jovem.

"Era uma conversa dela com o ex-namorado a respeito do crime, usada para chantagear o rapaz e obrigá-lo a reatar o romance", informou o delegado responsável pelo inquérito, Fabiano Locatelli.

"Se a gente não a matasse, não ficaria junto. Você acha que você ficaria comigo, com ela gritando? Fazendo você passar vergonha... Você não ficaria comigo", indagou a jovem na gravação. "Não", respondeu o ex (confira outros trechos no fim da matéria).

Crime

Segundo Locatelli, a mãe sofria de esquizofrenia e usava diversos medicamentos regularmente.

"Desde janeiro, quando a mulher saiu de uma clínica, teve os cuidados transferidos para a filha que passou a se dizer sobrecarregada", contou Locatelli na época.

Leandro indicou um emagrecedor vendido sem retenção de receita médica, que não seria identificado em uma perícia. Conforme a investigação, foram dados mais de dez comprimidos à vítima.

Valéria teria dado os medicamentos para a mãe. Ela e a prima assistiram à agonia da mulher por três horas, conforme o delegado. "Só depois de uma hora, quando tiveram certeza da morte dela, simularam um pedido de socorro aos bombeiros", disse Locatelli.

Na época, um atestado classificou a morte como natural.

Caso de serial killer levantou suspeita

A polícia só levantou a suspeita sobre a morte de Elenir após o desaparecimento de um irmão da vítima, na época da prisão um suposto serial killer na cidade - preso suspeito de matar e esquartejar ao menos três pessoas.

Em depoimento sobre o desaparecimento do homem, um dos parentes da mulher de 45 anos declarou à polícia suspeitar que ela não tivesse morrido por causas naturais, mas que tivesse sido assassinada pela própria filha. Até então, familiares e conhecidos não desconfiavam do ocorrido.

Trechos da conversa entre Valéria e Leandro

- Se a gente não a matasse, não ficaria junto. Você acha que você ficaria comigo, com ela gritando? Fazendo você passar vergonha... Você não ficaria comigo, indagou a garota. "Não", respondeu o ex.

- Outra, você me cedeu os remédios. Quando deixei ela aqui morrendo e levei lá na academia os remédios e disse a uma guria que esses remédios eram teus [..] Depois de quantos minutos cheguei lá falando da morte da minha mãe? questionou a garota.

- Qualquer morte que der infarto não tem como comprovar a causa [..] Se tivessem feito perícia no dia da morte, os remédios não teriam aparecido", disse o rapaz.

- Eu tirei uma vida e me ferrei. Tirei a vida dela para ficar com você, disse a garota. "Nós vamos ficar juntos, até você tirar a minha", respondeu o ex.

- Não tem como comprovar o que causou a parada cardíaca [..] Um exemplo: vamos pegar um filme que assistimos, o do Chuck, lembra quando ele deu um veneno de rato para o padre morrer, e deu um infarto fulminante? Infarto quer dizer morrer célula cardíaca, é diferente se tu der para ingerir um veneno líquido que fica no organismo", disse o ex-namorado.


Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)