Delator diz que avião usado por Eduardo Campos era de Aldo Guedes, diz Veja

Em Destaque
Por -
0

O empresário Aldo Guedes, amigo e ex-auxiliar de Eduardo Campos (PSB), foi citado, segundo a revista Veja, pelo empresário João Carlos Lyra Pessoa de Melo Filho, como o verdadeiro dono do avião usado pelo ex-governador na campanha presidencial de 2014, quando morreu em acidente envolvendo o próprio jatinho Cessna Citation 560XL. De acordo com a revista, Lyra comprou o jatinho, mas que Aldo era um sócio oculto e teria contribuído com a maior parte dos 8 milhões de dólares.

De acordo com a Veja, em depoimento, Lyra afirmou que era um intermediário: recolhia propina para o suposto esquema de Eduardo Campos e a repassava a Aldo Guedes em dinheiro, contas no exterior ou serviços simulados em escritórios de advocacia. Os dois, segundo a reportagem, se falavam por celulares pré-pagos cadastrados em nome de laranjas e combinavam a data e o local da entrega, que geralmente era na garagem do prédio onde o empresário mora, no Recife.

A revista ainda afirma que o relato do empresário é de que Eduardo Campos escolheu o modelo do avião. O acordo, segundo a Veja, era de que depois do período eleitoral seria constituída uma empresa de táxi aéreo para administrar o avião, mas, até lá, o PSB pagaria oficialmente o aluguel.

O advogado de Aldo Guedes, Ademar Rigueira, negou ao Blog de Jamildo que Aldo Guedes seja o dono do avião. De acordo com o defensor do empresário, João Carlos Lyra chegou a propor o negócio, mas o aliado de Eduardo Campos não aceitou. "Houve a intenção, que não se concretizou. Mas, como havia o interesse de utilização na campanha de Eduardo, disse que, se transformasse em táxi aéreo, tentaria que o PSB fretasse o avião dele (de Lyra), ajudaria na indicação."

Lyra ainda é investigado no mesmo inquérito que Aldo Guedes no Supremo Tribunal Federal (STF), que também tem como alvo o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE). Os três foram denunciados juntos por suposto recebimento de propina de empreiteiras das obras da Refinaria Abreu e Lima.

Os três também foram citados na delação do ex-executivo da Odebrecht Márcio Faria da Silva, que foi diretor da área de engenharia industrial e integrou o Conselho de Administração do braço de óleo e gás da empreiteira. Faria afirmou que Aldo Guedes disse ser o "único representante" de Eduardo Campos.


Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)