CIDADES - Campanha de combate às Hepatites realizou mais de 64 mil testes rápidos, em 21 dias


Balanço parcial da Secretaria Estadual de Saúde (Susam) aponta que a Campanha pelo Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais (28 de julho) realizou 64.470 testes rápidos para detectar os tipos B e C da doença, no Amazonas. As ações, que abrangeram capital e interior do Estado, começaram em 8 de julho e encerraram no último dia 29.

 

A adesão à campanha foi considerada positiva pelo secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza. As ações foram promovidas pela Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, vinculada à Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), e realizadas em parceria com as secretarias municipais de saúde e entidades que atuam no setor.

 

“Realizamos quase 80% dos 82 mil testes rápidos disponibilizados para a campanha e esse número deve ser ainda maior, porque nem todos os municípios já enviaram os resultados. É uma boa meta, um bom percentual. E o mais importante é que todos os municípios participaram das ações”, observou.

 

Segundo a infectologista Silvana Lima, coordenadora estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, dos 64.470 testes rápidos realizados, 237 (0,36%) tiveram resultado positivo, conforme balanço parcial, sendo 181 reagentes para o tipo B e 56 para o tipo C.

 

Manaus concentrou a maior parte dos testes realizados e dos resultados positivos. Na capital, as testagens foram realizadas, durante a campanha, em 6.279 pessoas, com 36 reagentes. Tefé teve 26 resultados positivos, entre os 3.982 testes rápidos feitos durante a campanha. Em Manacapuru, 20 dos 2.716 testes realizados deram reagentes.

 

De acordo com Silvana Lima, as atividades de conscientização e prevenção serão reforçadas nos municípios que apresentaram os maiores números de confirmações. “Vale lembrar que esse teste rápido é uma triagem. Essas pessoas que tiveram resultado positivo serão acompanhadas e passarão por novos exames”, observou.

 

A campanha deste ano teve como lema “Liberdade é se cuidar. Que tal testar?”, em um convite à população para cuidar da saúde. “Existe uma certa resistência das pessoas em fazer o teste, mas isso está mudando. Fizemos  essa campanha para chamar a atenção da população, mas é importante ressaltar que o exame para hepatites B e C está disponível o ano todo e deve ser feito na rede de Atenção Básica. Assim como a vacina para hepatite B”, destacou.

 

Além dos testes rápidos, a campanha promoveu a distribuição de 600 mil preservativos masculinos e mais de 200 mil folders informativos, nas unidades de saúde e em pontos estratégicos dos municípios. A diretora-presidente da FMT-HVD, Graça Alecrim, orienta que a população continue em alerta contra a doença, que decorre da inflamação do fígado e muitas vezes só se manifesta quando se agrava. “A detecção precoce, a tempo de tratar e evitar a progressão e transmissão da doença, é muito importante”, afirmou.

 

As hepatites podem ser causadas pelos vírus do tipo A, B, C, D e E. Os tipos considerados mais graves – B, C e D – podem ser transmitidos por meio da relação sexual desprotegida, transfusão de sangue e derivados contaminados, uso de drogas, compartilhamento de seringas agulhas, escova de dentes, lâmina de barbear e outros objeto e transmissão  vertical (de mãe para o bebê, durante o parto).

 

NÚMEROS

 

AMAZONAS

Testes realizados – 32.276 (tipo B) e 32.194 (tipo C), totalizando 64.470

Resultados positivos – 181 (tipo B) e 56 (tipo C), totalizando 237

 

MANAUS

Testes realizados – 2.804 (tipo B) e 3.475 (tipo C), totalizando 6.279

Resultados positivos – 24 (tipo B) e 12 (tipo C), totalizando 36

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato