Sandra Braga destaca esforço do Ministério de Minas e Energia para ampliar o uso de energia limpa no Amazonas

Em Destaque
Por -
0


Em discurso nesta terça-feira (15/03), no plenário do Senado, a senadora Sandra Braga (PMDB-AM) destacou o trabalho do Ministério de Minas e Energia (MME) para ampliar a participação das fontes renováveis na produção de energia elétrica no Amazonas e no país. Além de trazer vantagens econômicas, a opção pela energia limpa contribui para o uso racional da água e a preservação do meio ambiente.

 

De acordo com as estimativas do Ministério, cerca de 2,7 milhões de unidades consumidoras estarão produzindo energia solar até 2030. A senadora informou que o incentivo ao aproveitamento da fonte solar será estendido, inclusive, ao interior do Amazonas. “Os pequenos municípios, que dependem de geradores a óleo diesel para produzirem sua energia, receberão ajuda dos painéis fotovoltaicos”, disse Sandra Braga.

 

Entre os exemplos de iniciativas bem-sucedidas nessa área, ela citou os primeiros projetos de exploração de energia solar em lagos de usinas hidrelétricas com o uso de flutuadores no mundo, que foram lançados nos reservatórios de Balbina, no Amazonas, e de Sobradinho, na Bahia.

 

Segundo a congressista, a iniciativa apresenta uma série de vantagens econômicas e ambientais. “Além de contribuir para a gestão da água e a regularização da vazão, o sistema ensejará maior eficiência econômica, utilizando uma única estrutura para escoar a geração de duas fontes renováveis: a hidrelétrica e a solar”, disse. “Teremos mais energia sem necessidade de se utilizar áreas que podem ter uso para atividades agrícolas e pecuária”, acrescentou.

 

Sandra Braga lembrou que, no final de 2015, o Ministério de Minas e Energia lançou o Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica (ProGD), com o objetivo de estimular e ampliar a geração distribuída com fontes renováveis em residências, indústria, comércio, além de universidades e hospitais.

 

 

Voto de aplauso

A senadora do Amazonas encaminhou, ainda, à Mesa Diretora do Senado um requerimento concedendo um voto de aplauso ao jornal Diário do Amazonas pelo seu 31º aniversário. 

 

Crédito da foto: Vagner Carvalho



Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)