IMPLANTADO SELO DO PROGRAMA DE BRIGADAS CONTRA O AEDES AEGYPTI EM COARI

Em Destaque
Por -
0

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), em parceria com a secretaria municipal de Saúde, entregou nesta quinta-feira (17) o selo 2016 do Programa de Brigadas contra o Aedes aegypti, uma iniciativa do Governo do Amazonas que tem como parceira a Prefeitura Municipal.
Em Coari diversas instituições estaduais, federais, municipais e privadas receberam o treinamento atingindo cerca de 200 servidores. Todas as instituições capacitadas já estão com as brigadas implantadas e aptas a receber o selo. Essas brigadas ficarão encarregadas de montar um cronograma de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus, no local de trabalho.

A primeira Instituição a receber o selo do Programa de Brigadas contra o Aedes aegypti foi a Unidade Básica de Saúde Enedino Monteiro, Localizada no Bairro do Pera I .Na ocasião, a UBS, com uma brigada composta por 3 servidores, recebeu o selo das mão da Coordenadora Estadual da Dengue Sra. Luzia Mustafá.
A Unidade Básica irá iniciar uma grande ação para mobilização social de combate ao mosquito em todo o Bairro. A coordenadora do Núcleo de Educação Em Saúde (NES) Dra. Ayla Crisna, ressalta a importância do engajamento de todos os órgãos públicos no combate ao Aedes aegypti.
"O Governo Municipal quer envolver todos nessa ação, que é muito importante e que, para ter sucesso, depende do esforço pessoal de cada um", disse ela.
Segundo a Coordenadora Estadual da Dengue da FVS-AM, Luzia Mustafá, os brigadistas têm um papel essencial na luta contra os possíveis focos do mosquito, pois os servidores são treinados pela Fundação, para identificar esse perigo presente nos órgãos e também em suas casas ,enfatizamos sempre a necessidade de realizarem o checklist, semanalmente, para eliminação dos criadouros do vetor.
Posteriormente, os membros da brigadas realizarão reuniões de instrumentalização, juntamente com a coordenação do Núcleo de Educação em Saúde, para informar, mensalmente, a situação local em relação às vistorias realizadas no ambiente de trabalho.
O selo tem a validade de 1 ano,  e a Instituição que descumprir as normas impostas pela FVS-AM, perderá o direito de possui-lo. A criação das brigadas nos órgãos públicos é uma determinação prevista em decreto assinado em janeiro pelo governador José Melo e chegou a Coari graças ao empenho do atual Gestor Municipal.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)