FUNDAÇÃO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO AMAZONAS REALIZA CAPACITAÇÃO PARA IMPLANTAÇÃO DE BRIGADAS CONTRA O AEDES AEGYPTI EM COARI

Em Destaque
Por -
0


   A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), em parceria com a SEMSA iniciou na última segunda-feira (14), o treinamento para implantação de brigadas contra o Aedes aegypti, no município de Coari.

   A capacitação para as instituições aconteceram no auditório da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) Campus Coari, durante todo o dia os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes de Endemias e representantes de diversas instituições públicas e privadas receberam treinamentos, que é dividido com atividades educacionais e prática de controle vetorial.

   A coordenadora Estadual da Dengue, chikugunya e zika vírus da FVS-AM, LUZIA MELO, explicou que é importante a adesão dos municípios distantes de Manaus nessa Brigada de Combate ao Mosquito, por conta da migração de pessoas da capital, que hoje registra um número maior de casos de doenças como dengue, febre chikugunya e zika vírus, transmitidas pelo vetor.

"Dois técnicos da FVS estão in loco no município durante dois dias, para treinar os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde e outras entidades que quiserem aderir à capacitação. Após o treinamento, eles serão os pontos focais para ampliar para as outras secretarias municipais todo esse conhecimento", disse LUZIA.

O secretário Municipal de Saúde JANI KENTA IWATA, esteve presente no treinamento, ele ressaltou a importância dessa parceria entre Governo do Estado e Prefeitura Municipal . "Esse é o momento de mobilização social, com o envolvimento de todos para o combate ao Aedes aegypti, que normalmente é encontrado no ambiente do trabalho e dentro de casa", afirmou JANI KENTA.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde afirmam que no momento já foram notificados 66 casos de Dengue no município, mas desse total apenas 3 casos foram confirmados.

Coari é o primeiro município distante da Capital Amazonense a ser implantada a Brigada contra o Aedes aegypti, a participação do Agente Comunitário de Saúde nessa nesse treinamento é importante, pois é esse profissional que conhece a realidade da população, e deve estar preparado para atuar diariamente.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)