ECONOMIA Governador José Melo lança aplicativo do Procon Amazonas com orientações aos consumidores e guia de preços dos combustíveis

Em Destaque
Por -
0



Orientações sobre direitos do consumidor e um guia em tempo real com os preços de combustíveis dos postos de gasolina em Manaus são as principais ferramentas do novo aplicativo do Procon Amazonas. A novidade tecnológica foi lançada pelo governador do Estado, José Melo, nesta terça-feira, 15 de março, como parte das ações organizadas para celebrar o Dia do Consumidor. A pesquisa com os valores de alimentos da cesta básica e das tarifas bancárias deve ser incorporada em breve no novo aplicativo.

Desenvolvido pela Secretaria Executiva de Proteção e Orientação ao Consumidor do Estado do Amazonas (Procon-AM) e Empresa de Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam), o aplicativo foi lançado na sede do Governo do Estado, na zona oeste de Manaus, com a presença de representantes de órgãos de defesa do consumidor, como a Prefeitura de Manaus, a Câmara Municipal de Manaus e a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.

 

A solução tecnológica permitirá que os cidadãos acompanhem os preços praticados nos postos de gasolina da capital amazonense, a partir de uma pesquisa semanal realizada pelo Procon. “É um aplicativo muito importante para o consumidor tomar decisões, saber onde comprar mais barato. E nessa linha (da crise) não é só o Estado que busca economia. Todos estamos sofrendo e procurando reduzir custos, e o aplicativo vem ajudar”, frisou o governador.

Ampliação - José Melo enfatizou, ainda, que a determinação no governo é ampliar o número de ferramentas tecnológicas, como aplicativos e sistemas inteligentes e integrados, que melhorem a prestação de serviços. Na semana passada, o governo estadual lançou o aplicativo "Saúde Amazonas", que reúne informações sobre as unidades de saúde e orienta e direciona a população a buscar o atendimento na unidade adequada.

Segundo o governador, além dos aplicativos direcionados ao público, o governo também está modernizando sua estrutura internamente e vem trabalhando forte para desburocratizar procedimentos a partir de soluções tecnológicas. “Temos novos sistemas desenvolvidos na Jucea, na saúde, e na educação, também nessa linha. Fazer com que o serviço chegue mais rápido e eficiente na ponta e o consumidor também tenha mais conforto ao ser atendido e, em alguns casos, como nesse do Procon, ter alternativas para gastar menos”, afirmou.

Tarifas bancárias e cesta básica - O aplicativo “Procon Amazonas” poderá ser baixado para os dispositivos móveis, como celulares e tablets, que operam com o sistema operacional Android. O App também traz dicas gerais sobre os direitos de defesa do consumidor. Em 20 dias, ele estará disponível para quem tem smartphones com sistema operacional IOS. “Hoje, o cidadão consegue ao acessar o aplicativo, identificar qual o posto tem o preço mais barato e, a partir disso, saber qual a rota até o posto, encontrar aquele mais próximo de onde ele está. Como o governador falou, essa é uma primeira versão que estamos focando em combustível, ato contínuo vamos trabalhar em tarifas bancárias e cesta básica”, ressaltou o diretor técnico da Prodam, Daniel Tadeu Martinez.

 

A secretária executiva do Procon Amazonas, Rosely Fernandes, afirma que o consumidor ganha com o novo sistema. “Os dados estarão acessíveis, na palma da mão, para ser consultados. Isso é um ganho importante na hora de consumir. Além disso, temos as dicas para o consumidor não sofrer abusos”.

 

Balanço 2015 - Durante o lançamento, o Procon apresentou um balanço dos atendimentos realizados ano passado. No período de 02/01 a 31/12/2015 foram 77.825 atendimentos. O órgão de defesa do consumidor do Estado do Amazonas também listou os assuntos mais reclamados no ano de 2015: os três primeiros que figuraram no ranking de reclamações foram: energia elétrica, telefonia celular e TV por assinatura. A taxa de resoluções de casos no Procon Amazonas chegou a 92%.

 

“Temos um grupo, denominado força tarefa, na qual estamos aí de uma forma macro tentando resolver as lesões ao consumidor de uma forma mais ampla e justamente na questão que aflige todo mundo que é telefonia e energia”, enfatizou Fernandes.

 

O órgão de Proteção e Orientação ao Consumidor do Estado do Amazonas teve em 2015 participação atuante na chamada "Força Tarefa" em Defesa do Consumidor, composta por outras oito entidades e órgãos que conseguiram conquistas como a derrubada da cobrança das bandeiras tarifárias para o Amazonas por meio de liminar e a também a suspensão, por meio também de uma liminar na justiça do reajuste no valor da tarifa de energia autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL.

FOTOS: JOEL ARTHUS E VALDO LEÃO/SECOM




Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)