TEATRO E LITERATURA DESPERTAM TALENTOS EM COARI

Em Destaque
Por -
0

Lançamento de livro de cordel e apresentação de peça teatral marcam noite histórica para a cultura coariense   




O encerramento das oficinas de Literatura de Cordel e Direção de Teatro realizado pela Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, na noite da última segunda-feira, 07, com o lançamento do livreto de cordel coletivo “A história e a cultura coariense nas rimas do cordel” e a apresentação da peça teatral “Rio de Ouro: fragmentos” marcou um novo momento para a cultura coariense.

O evento aconteceu no auditório Silvério José Nery e foi prestigiado pela secretária de desenvolvimento social e primeira-dama de Coari, Eliete Magalhães; a secretária de educação, Elaine Vasquez; o secretário de cultura e turismo, Archipo Góes; e o diretor da empresa Transpetro S/A, Cláudio Negrão. Na programação foi apresentada à comunidade os resultados dos trabalhos desenvolvidos nas oficinas de Literatura de Cordel, Direção de Teatro e do Curso de Iniciação Musical promovidos pela Prefeitura de Coari, através da Secretaria de Cultura e Turismo, durante o segundo semestre deste ano.

O lançamento do livreto de cordel “A história e a cultura coariense nas rimas do cordel” é o resultado da produção coletiva dos 54 alunos que participaram da 1ª Oficina de Literatura de Cordel. A obra, de 24 páginas, é composta por 60 sextilhas – estrofes de seis versos, através das quais os participantes da oficina descrevem nos versos e nas rimas do cordel, uma Coari de ricas histórias e cultura popular. Já, a peça teatral “Rio de Ouro - fragmentos”, que conta trechos da história da origem de Coari a partir do elemento água, é fruto da primeira etapa da Oficina de Direção de Teatro, concretizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Coari e o Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas-CAUA, com o objetivo de dar oportunidade a artistas do segmento das artes cênicas (teatro, dança, circo) a se aprimorar ou conhecer a arte da direção. A oficina foi ministrada pelo ator e diretor teatral, James Araújo, da Universidade Federal do Amazonas-UFAM.



O público que lotou o auditório Silvério Nery para prestigiar o evento, ainda pode desfrutar de uma apresentação musical exibida pela Banda da Escola Municipal de Música de Coari, sob o comando do maestro e trombonista, Gilberto Souza, da Ordem dos Músicos do Brasil, seção Amazonas. A banda é constituída por alunos do Curso de Iniciação Musical, iniciado em outubro deste ano, com 450 alunos.

Compromisso com a cultura e a valorização do artista coariense

O trabalho de promoção de cursos e oficinas culturais realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo faz parte da implementação de uma ousada política de compromisso com a cultura e a valorização do artista coariense, que tem o intuito de promover, incentivar e fortalecer a cultura do município, através da formação e da inclusão dos artistas locais em atividades culturais para que estes possam difundir seus talentos e garantir a manutenção econômica e cultural de seus trabalhos artísticos.



Com foco nessa política, o atual Governo Municipal, já garantiu fomentar à cultura coariense nos segmentos de música, teatro e literatura, seja através da realização de curso, oficina ou contratando os artistas da cidade para os eventos da prefeitura. O trabalho vem dando tão certo, que em apenas sete meses de gestão, o projeto ajudou a publicação de três obras literárias e os cursos e oficinas já beneficiaram cerca de seiscentos jovens coarienses.





Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)