Aldo Rebelo assume quarto ministério nos governos Lula e Dilma

Ele ficou 10 meses em Ciência e Tecnologia e comandou Esporte na Copa.
Comunista foi ministro de Relações Institucionais de Lula entre 2004 e 2005.

Do G1, em Brasília
Ministro Aldo Rebelo participa da reunião da SBPC (Foto: Stefhanie Piovezan/G1)Ministro Aldo Rebelo participa de reunião da
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência
(Foto: Stefhanie Piovezan/G1)
Depois de Aldo Rebelo (PcdoB-SP) passar 10 meses no comando do Ministério de Ciência e Tecnologia, o Ministério da Defesa será a quarta pasta sob a chefia do alagoano no governo do PT. Ao longo de todo o primeiro mandato de Dilma Rousseff, Aldo chefiou o Esporte. Antes, no governo Lula, ele havia sido ministro de Relações Institucionais, entre 2004 e 2005.
A troca de pasta de Aldo, desta vez, foi motivada pela ida de Jaques Wagner para a Casa Civil, no lugar de Aloizio Mercadante. Embora comunista e apesar de o PCdoB ter sido alvo das forças de segurança durante a ditadura (1964-1988), Aldo tem trânsito no meio militar devido ao discurso nacionalista, que agrada a membros das Forças Armadas.
Eleito seis vezes deputado federal por São Paulo, ele foi líder do PCdoB e do governo Lula na Câmara. Elegeu-se presidente da Casa após deixar as Relações Institucionais, em 2005, e ocupou o posto até 2007.

Como deputado, foi autor de propostas polêmicas, como o projeto que proíbe a utilização de palavras estrangeiras e o que propõe transformar o dia 31 de outubro no Dia Nacional do Saci-Pererê, em substituição à festa norte-americana de Halloween. Ele também se destacou no Parlamento ao relatar, em 2009, o Código Florestal Brasileiro e, em 2005, a Lei de Biossegurança.

Antes, em 2001, Aldo foi presidente da CPI da CBF/Nike, que investigou, entre outras suspeitas, contratos da CBF com a Nike e com a multinacional AmBev, além de políticos que teriam recebido doações da CBF para apoiar lobby das empresas.

Torcedor do Palmeiras, foi indicado para chefiar o Esporte em outubro de 2011, substituindo Orlando Silva no comando da pasta. No período em que esteve à frente do ministério, coordenou as obras públicas federais da Copa do Mundo e os preparativos para Os Jogos Olímpicos de 2016, que serão sediados no Rio.

Em 2013, chegou a afirmar que deixaria o comando da pasta para concorrer ao governo de São Paulo, mas desistiu da ideia a pedido da presidente Dilma, que desejava que Aldo continuasse à frente das ações relacionadas à Copa do Mundo.

Polêmicas
No Esporte, envolveu-se em polêmicas após dar declarações sobre a segurança no Brasil e o atraso nas obras dos estádios para a Copa. Em uma entrevista coletiva, afirmou que nunca havia sido furtado em aeroportos brasileiros, mas que havia sido em Paris. Ele também criticou a segurança em outros países da Europa ao afirmar que, no Brasil, a violência é de cunho social e que, na Europa, uma "bolsa largada causa pânico", referindo-se ao terrorismo.

Na juventude, Aldo foi presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) e criou a União da Juventude Socialista, vinculada ao PC do B. Ele se filiou ao partido em 1977.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato