PF quer continuar inquérito sobre Anastasia na Lava Jato

Em Destaque
Por -
0


A Polícia Federal (PF) encaminhou ao ministro Teori Zavascki, relator a Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, novos documentos relacionados à investigação contra o senador e ex-governador de Minas Gerais Antonio Anastasia (PSDB). A PF defende que as informações novas sejam apuradas, apesar de o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, já ter pedidoarquivamento do inquérito.



O material enviado pela PF tem origem em uma denúncia feita por uma "cidadã comum" ao gabinete pessoal da Presidência da República, em janeiro deste ano. Embora a autora tenha solicitado anonimato, o nome dela é identificado na denúncia, encaminhada ao Ministério da Justiça e posteriormente à PF. A denunciante já trabalhou na secretaria de Planejamento do governo mineiro, ainda na gestão tucana, encerrada em 2014.

Na denúncia, a autora descreve uma residência na qual um dos mensageiros do doleiro Alberto Youssef teria efetuado um pagamento em dinheiro a um político - a PF investiga se o destinatário seria Anastasia. A nova denúncia diz que o imóvel pertence a um engenheiro de Belo Horizonte. O local seria o mesmo onde o ex-policial federal Jayme Alves de Oliveira, o Careca, teria entregado dinheiro para uma pessoa "parecida" com o ex-governador tucano.

No relatório da PF, são citados dois endereços para a suposta casa onde o dinheiro teria sido entregue ao senador. Ambos no bairro de Belvedere, em Belo Horizonte, distantes cerca de 800 metros. Além da residência apontada pela denunciante, em uma primeira apuração, a PF chegou a um imóvel que pertenceria a um funcionário da Assembleia Legislativa. No relatório, é sugerida "a existência de relevantes vínculos entre os atuais e antigos moradores da residência e o grupo de sustentação política do senador Antonio Augusto Junho Anastasia".

Os fatos não constam no relatório anterior ao pedido de arquivamento feito pelo procurador-geral, tampouco aparecem na própria solicitação assinada por Janot para encerrar a investigação sobre o Anastasia. O Ministério Público não tinha conhecimento da denúncia encaminhada ao Planalto quando requereu o arquivamento da investigação.

No início desta semana, o gabinete de Zavascki deu vista ao caso novamente ao Ministério Público. Investigadores admitem, reservadamente, a possibilidade de "fatos novos" prorrogarem a apuração sobre Anastasia. O caso não foi arquivado e ainda depende de um despacho de Zavascki. Quando pediu o arquivamento, Janot observou que as apurações poderiam ser retomadas, caso surgissem novas informações relevantes.

Para Maurício Campos, advogado de Anastasia, é "absurdo casuísmo" a juntada de diligências que "sequer constavam do relatório parcial do delegado do caso" em junho. O advogado classifica como "estranho" o fato de a denúncia ser "tão antiga" quanto a instauração do inquérito, do início do ano. "As tentativas de vinculação de endereços e residências no bairro Belvedere com o senador Anastasia são especulações sem nenhum compromisso com a verdade, que tentam dar sobrevida a um procedimento que jamais deveria ter sido instaurado contra ele", disse Campos. A assessoria do senador disse ainda que "confia no arquivamento solicitado pelo procurador-geral e pelo seu acolhimento pelo Supremo".

A Presidência da República disse que "desconhece os conteúdos dos documentos, sendo assim, não há comentários para serem feitos".

(Com Estadão Conteúdo)
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)