Header Ads Widget

Recent Comments

header ads

Fumaça: Não é só um problema de Coari


Os coarienses passaram por um grande sufoco, sufoco esse resultante de uma prática cultural danosa: as queimadas.  O homem amazônico aproveita o verão para queimar áreas extensas de terra para em seguida plantar roçados. Ocorre,  que este ano o problema alcançou níveis insuportáveis: a intensidade do verão contribuiu para que o fogo se espalhasse por áreas maiores e a falta de ventilação fez com que a fumaça pairasse sobre a cidade, tornando o ar irrespirável.


Fato é que o município não tem estrutura e equipamentos para combater incêndio em grandes áreas de terra e o Estado não se preparou ou não previu a gravidade do problema. A solução será a chuva que começa a dar o ar da graça com a chegada do verão amazônico. E para o próximo ano é previsível que o problema volte a acontecer.

É necessário endurecer as leis e normas para que o problema não se repita com a intensidade deste ano, uma vez que a conscientização nem sempre funciona. É preciso punir os incendiários e combater o problema com um ano de antecedência através de leis específicas sobre o assunto. É claro que este problema não é só de Coari ou dos municipios amazonenses, há outros lugares no mundo em que o problema é mais grave. Temos que fazer a nossa parte para que o problema não se agrave mais,  aqui também. O meio ambiente e nossos pulmões vão agradecer. 

Postar um comentário

0 Comentários

Random Posts

header ads