Header Ads Widget

Recent Comments

header ads

A PREFEITURA DE COARI ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE EM PARCERIA COM O PROGRAMA FALA SORRIRO – SP REALIZA MAIS UM MUTIRÃO DE CIRURGIAS


MULTIRÃO DE CIRURGIAS EM CRIANÇAS COM LÁBIO LEPORINO E FENDA PALATINA

Na tarde desta sexta-feira (18), desembarcaram no município de Coari uma equipe de 10 médicos do Programa Fala Sorriso que realizará de 20 à 26 deste mês, um mutirão de cirurgias em crianças com lábios leporino e fenda palatina. A equipe de médicos especialistas vinda do Estado de São Paulo é liderada pelo cirurgião-plástico Dr. Antônio Assunção.



É a segunda vez que ocorre no município este mutirão, e que deve atender também os pacientes que receberam a cirurgia na primeira ocasião. No Hospital Regional de Coari, equipes estarão realizando a triagem com as crianças que esperam a cirurgia e durante toda a semana realizarão os procedimentos cirúrgicos de correção de lábios leporinos e fenda palatina.
A equipe de especialistas já tem 63 cirurgias pré-agendadas, sendo 36 do município e 27 de outras cidades próximas. Para realizar tais cirurgias é preciso procurar o serviço social do Hospital Regional de Coari onde o paciente receberá toda a orientação necessária.

O que é Lábio Leporino?

É uma abertura no lábio ou no palato, podendo ser completa, lábio e palato. Essas aberturas resultam de desenvolvimento incompleto de lábio e/ou de palato (céu da boca), enquanto o bebê está se formando, antes de nascer.

O lábio e o céu da boca e o céu da boca desenvolvem-se separadamente durante os três primeiros meses de gestação. Nas fissuras mais comuns o lado esquerdo e o direito do lábio não se juntam, ficando uma linha vertical aberta.  A mesma coisa pode acontecer com o céu da boca ou palato.
Em casos mais raros pode haver duas fissuras no palato, uma do lado direito e outra do lado esquerdo.


Postar um comentário

0 Comentários

Random Posts

header ads