A PREFEITURA DE COARI ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE EM PARCERIA COM O PROGRAMA FALA SORRIRO – SP REALIZA MAIS UM MUTIRÃO DE CIRURGIAS


MULTIRÃO DE CIRURGIAS EM CRIANÇAS COM LÁBIO LEPORINO E FENDA PALATINA

Na tarde desta sexta-feira (18), desembarcaram no município de Coari uma equipe de 10 médicos do Programa Fala Sorriso que realizará de 20 à 26 deste mês, um mutirão de cirurgias em crianças com lábios leporino e fenda palatina. A equipe de médicos especialistas vinda do Estado de São Paulo é liderada pelo cirurgião-plástico Dr. Antônio Assunção.



É a segunda vez que ocorre no município este mutirão, e que deve atender também os pacientes que receberam a cirurgia na primeira ocasião. No Hospital Regional de Coari, equipes estarão realizando a triagem com as crianças que esperam a cirurgia e durante toda a semana realizarão os procedimentos cirúrgicos de correção de lábios leporinos e fenda palatina.
A equipe de especialistas já tem 63 cirurgias pré-agendadas, sendo 36 do município e 27 de outras cidades próximas. Para realizar tais cirurgias é preciso procurar o serviço social do Hospital Regional de Coari onde o paciente receberá toda a orientação necessária.

O que é Lábio Leporino?

É uma abertura no lábio ou no palato, podendo ser completa, lábio e palato. Essas aberturas resultam de desenvolvimento incompleto de lábio e/ou de palato (céu da boca), enquanto o bebê está se formando, antes de nascer.

O lábio e o céu da boca e o céu da boca desenvolvem-se separadamente durante os três primeiros meses de gestação. Nas fissuras mais comuns o lado esquerdo e o direito do lábio não se juntam, ficando uma linha vertical aberta.  A mesma coisa pode acontecer com o céu da boca ou palato.
Em casos mais raros pode haver duas fissuras no palato, uma do lado direito e outra do lado esquerdo.


Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato