Ciama completa 20 anos promovendo desenvolvimento para o Amazonas

Em Destaque
Por -
0
Com um portfólio que vai desde a criação de projetos de engenharia à implementação de programas e ações voltadas ao desenvolvimento econômico, social e tecnológico do Amazonas, a Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) completa 20 anos de atividades, nesta sexta-feira, 8 de maio. Com sede na cidade de Manaus, a Companhia é um órgão da administração indireta do Governo do Estado, ligada à Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti).

Ao longo desses 20 anos, a Ciama foi responsável por projetos estruturantes, como o documento de recriação da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e de adequação do regulamento do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA), gerido pela própria autarquia e direcionado ao financiamento de projetos privados de infraestrutura, setores tradicionais, de inovação tecnológica e de serviços, para os estados da região da Amazônia Legal.

A Ciama foi responsável pela elaboração de projetos para a melhoria da infraestrutura de portos do interior e da capital e também de melhoria das rodovias AM-354, AM-363, AM-254, BR-307 e BR-317, além de ter sido responsável pelas obras de melhorias na infraestrutura de todos os municípios do Estado.

Grandes projetos do Governo do Estado também tiveram início na Ciama, como o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, Ação Conjunta Governo e Prefeitura de Manaus (obras de melhoria da malha viária), Ponte Rio Negro e Arena da Amazônia.

A catalogação de Recursos Minerais do Amazonas está entre as ações realizadas pela Ciama, em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), bem como estudos dos Aspectos e Dinamismo do Amazonas, que aponta as características e potencialidades econômicas de cada cidade do Amazonas.

Alto Solimões - Atualmente, a companhia tem uma forte atuação no Alto Solimões e vem alterando a realidade social e econômica dos nove municípios que compõem a calha, por meio do Projeto de Desenvolvimento Regional e de Serviços Básicos do Alto Solimões, executado com financiamento do Banco Mundial. Entre as ações que já foram realizadas, está todo o sistema de abastecimento de água potável das cidades de Tabatinga e Atalaia do Norte, com Benjamin Constant em andamento. Além de ações de promoção do desenvolvimento sustentável e de melhorias nas unidades de saúde dos municípios, como a reforma e ampliação do Hospital de Atalaia do Norte e Benjamin Constant e construção de uma Clínica de Fisioterapia e Unidade de Tratamento Semi-Intensivo do Hospital de Guarnição de Tabatinga.

Com objetivo de aproximar as ações do Governo do Estado aos municípios do interior, em setembro de 2013, foi criado o Espaço de Apoio às Prefeituras, responsável pela elaboração de projetos, atração de investimentos, identificação de fontes de recursos nacionais e internacionais e à assistência técnica nas áreas de organização administrativa e engenharia e implementação de programas de capacitação técnica, este último em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

Certificação - A Ciama é a segunda empresa do País – ligada a governo estadual – e o único órgão do Estado certificado na ISO 9001 e ISO 14001, o que garante um nível de excelência na prestação dos serviços à população do Amazonas com qualidade e preocupação ambiental.


CRÉDITO DA FOTO: DIVULGAÇÃO/CIAMA
LEGENDA: Novo sistema de abastecimento de água, em Tabatinga, obra mais recente executada pela Ciama, em Tabatinga.

Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)