Governador José Melo determina estudo para analisar viabilidade de corredor econômico com o Peru

Considerado rota estratégica do programa peruano de integração regional com o Brasil, o Amazonas será foco de estudo de viabilidade alfandegária e econômica para se tornar corredor comercial bilateral com o país vizinho. Nesta segunda-feira, 13 de abril, o governador José Melo determinou às secretarias de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti) e de Fazenda (Sefaz) a criação de um grupo de trabalho para estudar tecnicamente o assunto. Além de intensificar as exportações do Polo Industrial de Manaus (PIM) para o Peru, a expectativa é facilitar a entrada no Estado de produtos do catálogo peruano que possuem preços mais baixos.
A decisão de José Melo foi anunciada após reunião com o embaixador do Peru, Jorge Bayona Medina, e o cônsul do País, ministro Eduardo Rivoldi. O encontro ocorreu nesta segunda-feira na sede do Governo do Estado, no bairro da Compensa II, zona oeste de Manaus, com a presença dos secretários da Sefaz, Afonso Lobo, da Seplancti, Thomaz Nogueira, e do secretário executivo de Relações Internacionais, Farid Mendonça. Para o governador, o projeto de integração apresenta vantagens econômicas para o Estado. Em outro ponto da parceria, o governo amazonense espera abrir um voo internacional entre Manaus e Lima, a capital do Peru, oferecendo alternativa para turistas europeus viajarem ao país vizinho.
O governo do Peru possui três grandes projetos de integração com o Brasil em negociação com o Governo Federal e com Estados da região Norte. O objetivo é facilitar a exportação peruana para a África e Europa, através do Brasil, oferecendo em troca uma rota alternativa para mercadorias brasileiras chegarem à Ásia. Os projetos envolvem a criação de um complexo logístico composto por estradas, ferrovias e hidrovias. Com o Acre, o governo peruano já possui um acordo em execução. "O trabalho diplomático agora vai evoluir para identificar empresários interessados e avançar nessas negociações. É necessário termos uma relação forte com o Peru por meio de nossas hidrovias", frisou José Melo.
Segundo o governador, além do marco legal, é preciso tornar a parceria atrativa para os empresários. As questões alfandegárias são as principais barreiras a serem superadas. O ganho viria com melhores condições para a exportação de produtos da indústria incentivada do PIM, além da atração de investidores peruanos. A importação de produtos como cimento e potássio também entra em pauta.
O embaixador do Peru, Jorge Bayona, disse que a proposta do país é estabelecer uma aliança estratégica bi-oceânica com o Brasil que permita a integração regional e vantagens econômicas mútuas. Do programa peruano, um dos projetos de destaque é o Eixo-Amazonas, uma hidrovia para exportação de produtos até a África e Europa, acessando o oceano Atlântico pelo Rio Amazonas. Com isso, espera-se chegar a um acordo com o governo estadual para estabelecer acordos que intensificam o comércio bilateral e o turismo.
"Considero que esse processo é um dos mais importantes. Se observamos o mapa da América do Sul é uma questão interessante. Brasil e Peru ocupam área estratégica e precisamos ter uma relação mais forte", afirmou o embaixador.
Apesar de terem investido algo em torno de US$ 800 milhões na economia brasileira, os empresários peruanos não possuem aplicações diretas na indústria do Amazonas, conforme a Seplancti. Ainda assim, é um mercado de exportações considerável para o PIM. Ano passado, o volume de vendas chegou a US$ 30 milhões, com destaque para produtos como minérios, combustíveis e motocicletas.
Fotos: Herick Pereira/Agecom

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato