Em segundo jogo teste na Arena da Amazônia, Governo Estadual aponta melhorias na funcionalidade do estádio, também aprovada pelo público

Em Destaque
Por -
0
Com um público de 11.440 pessoas, o segundo jogo teste realizado na Arena da Amazônia, em Manaus, no sábado (15 de março), foi marcado pela animação dos torcedores e o clima de tranquilidade. A partida entre Fast e Princesa do Solimões, pelo Campeonato Amazonense, serviu para ajustar falhas identificadas no jogo-inaugural e identificar possíveis melhorias para os próximos jogos. O saldo foi considerado positivo pelo Governo do Estado e para o público que prestigiou a primeira partida da final do campeonato local, que terminou em 0X0.

"Neste jogo ajustamos algumas coisas que não funcionaram direito na inauguração e também identificamos outras para melhorar no terceiro jogo¨, declarou o coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa), Miguel Capobiango. Para ele, a realização dos eventos testes na arena também servem para que o público se acostume a frequentar o estádio, prestigie o futebol local e saiba como vai funcionar em um jogo da Copa, uma vez que grande parcela dos espectadores será local.

O empresário Aílson Nunes, que foi ao estádio pela primeira vez com as filhas, elogiou a beleza do Arena da Amazônia e aprovou a organização e o atendimento no local. "Achei tudo muito bom. O atendimento está suprindo a demanda de quem está aqui", disse Aílson ao se referir à estrutura das lanchonetes, que foi reforçada após as falhas apresentadas no jogo-inaugural. O serviço também foi destacado como satisfatório pela pedagoga Olívia Costa, que também foi à Arena com a família pela primeira vez e elogiou a estrutura de lanchonetes.

Os torcedores que foram à Arena da Amazônia, na tarde de sábado, puderam contar com uma estrutura de 14 lanchonetes, onde eram vendidos salgados, refrigerante e água. Mesmo com a grande quantidade de pessoas no local, não foram registrados problemas, ou filas, na hora da compra.

Entre os que foram assistir a uma partida na Arena pela primeira vez também era visível a ansiedade em conhecer um dos estádios mais elogiados da Copa do Mundo de 2014, como o industriário e torcedor do Fast, Alexandre Daniel. "Este momento é muito importante para nós mesmos zelarmos pelo nosso patrimônio. Estou muito feliz e esperançoso que seja um bom evento aqui. Não pude vir no primeiro jogo da Arena, esta é minha primeira vez, por isso estou numa grande expectativa", disse.

Bom humor e criatividade também não faltaram aos torcedores, como o apaixonado pelo time de Manacapuru, Maik Pinheiro, que veio devidamente caracterizado de princesa à Arena Vivaldo Lima. "No ano passado, na vitória contra o Nacional, me vesti de princesa. Achei que seria bom para trazer sorte e decidi fazer o mesmo para vir aqui na Arena. É minha primeira vinda aqui, tomara que possamos levar a vitória para Manacapuru", disse ele ao se referir ao Princesa do Solimões, time do município de Manacapuru (a 84 quilômetros de Manaus).

Entre o público, era comum o sentimento de alegria daqueles que consideram a Arena da Amazônia um símbolo do renascimento do futebol no Amazonas, como para o comerciário Téssio de Moraes. "Estou super feliz. Espero que esse renascimento do esporte vá para frente, que a gente venha muitas vezes ao estádio. Estou hoje com amigos aqui, todo esse pessoal que fazia tempo que não vinha ao estádio agora estão vindo. Meus netos também, é uma grande alegria", contou.

O público também recebeu o apoio de 150 servidores da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sejel), que orientaram os visitantes a encontrar seus assentos e outros setores do Estado. Na área da saúde, além do apoio recebido do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Prefeitura de Manaus, além do Corpo de Bombeiros. Estavam disponíveis quatro ambulâncias, duas delas próximas ao gramado.

De acordo com o coordenador dos dois ambulatórios montados pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam) no estádio, Paulo Viana, foram registrados apenas quatro ocorrências, todas de pessoas com problemas de pressão e dor de cabeça, segundo ele, provocados pelo calor. Cada ambulatório tinha uma equipe multiprofissional, composta de dois médicos, duas enfermeiras, dois técnicos de enfermagem e dois profissionais de apoio. 

Segurança – A operação da área de segurança, que envolveu 2.200 servidores, também encerrou com saldo positivo, sem ocorrências graves, apenas com registros de três crianças perdidas, que tiveram seus responsáveis localizados com apoio da polícia. De acordo com o secretário executivo de segurança para Grandes Eventos da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), coronel Dan Câmara, o evento teste para a Copa do Mundo de 2014 representa um momento importante para alinhar as estratégias de segurança neste tipo de ocasião.

"Este é um grande momento, onde estamos aplicando todo o planejamento previsto para uma operação de um grande evento como a Copa do Mundo. Estamos no Centro Local de Comando e Controle. Além deste, temos um Centro Integrado de Controle que está instalado no Ciops, que consegue enxergar de forma mais ampla toda a operação de segurança, o perímetro externo todo e os dois outros perímetros que são controlados a partir do Centro local", detalhou o secretário.

Ainda segundo Câmara, a segurança conta com um amplo aparato que inclui diferentes esferas. "Aqui, nós temos representantes de todas as instituições, inclusive das Forças Armadas, órgãos das esferas municipal, estadual e federal, forças policiais, forças armadas e de inteligência. São três eixos de atuação, conseguimos ter todo um sistema de câmeras que estão acompanhando a operação de segurança".

Conforme o planejamento de segurança, com apoio de tecnologia, todos os perímetros no estádio e no entorno são controlados. "Existe um controle de acesso, a checagem de veículos, de pessoas, aqueles que são credenciados e os que vêm com ingressos. Internamente, as forças policiais estão distribuídas inter-operando com o que nós chamamos de assistentes de ordem, que são aquelas pessoas que orientam os espectadores. Há uma delegacia implantada, força de contingência, quatro salas em cada nível para pronta resposta, para ser aplicada em caso de necessidade", detalhou Dan Câmara.

FOTOS: ROBERTO CARLOS/AGECOM
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)