Creas de Coari amplia equipe e número de atendimentos

Em Destaque
Por -
0
A partir desta segunda-feira (24) a equipe do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), na rua Gonçalves Ledo, 239, Centro de Coari, a 363 quilômetros de Manaus, dá início a uma nova fase de atendimento. Com a meta da oferecer ainda mais qualidade à população coariense, a estrutura foi reformulada e conta agora com 35 profissionais, entre psicólogos, advogados e assistentes sociais. 

O Creas, que atendia em média 200 pessoas por mês, agora tem capacidade para atender cerca 350 cidadãos. O público alvo é formado por pessoas em situação de vulnerabilidade, ou que tenha tido seus direitos violados, principalmente crianças, adolescentes, portadores de deficiência e idosos.

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Margarida Carvalho Rocha, o local, que nunca deixou de funcionar, não atendia completamente e demanda e utilizava profissionais de outras secretarias. "Agora temos a possibilidade de prestar um serviço mais rápido, amplo e eficiente, com todos os profissionais trabalhando simultaneamente em cada caso", disse a secretária. O local passou por uma primeira semana de testes e ajustes e começa hoje com o novo sistema de atendimento multifuncional. Dentre os casos de maior demanda, segundo a secretária, estão questões que envolvem separação de casais, como guarda de menores e pensão alimentícia, acompanhamento de medidas socioeducativas para adolescentes infratores, e denúncias de maus tratos contra mulheres, crianças e idosos.


Margarida explicou ainda que, o Creas de Coari atende os casos de baixa e média complexidade, e o tempo de acompanhamento varia de acordo com o caso atendido. "Tem situações familiares que com uma simples mediação tudo fica resolvido, inclusive tivemos casos em que o casal desistiu de separar e vai muito bem. Mas casos de medidas socioeducativas, por exemplo, os adolescentes são acompanhados por no mínimo seis meses", exemplificou.

A demanda de atendimento é levada ao Creas por meio de encaminhamento de outras secretarias ou denúncias, feitas pessoalmente ou por telefone. "Também fazemos um trabalho de prevenção, dentro do nosso nosso objetivo que é a prática da inclusão social". O atendimento também promove encaminhamento para programas sociais, como o bolsa família, auxílio funeral, dentre outros. Iinformações e denúncias podem ser feitos por meio do número (97) 3561-2849.


Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)