Chibatão anuncia ampliação do píer e novos equipamentos para operações portuárias

Em Destaque
Por -
0
Principal porto da Região Norte do País localizado às margens do Rio Negro em Manaus (AM), o Grupo Chibatão anunciou na manhã desta terça-feira (18), seu Plano de Investimentos 2014/2015 destinado a modernizar e melhorar a eficiência das operações no terminal e nas demais companhias que integram a empresa, com destaque para a ampliação de píer flutuante – o maior do gênero fluvial no mundo – dos atuais 451 metros de comprimento para 751 metros nos próximos meses.

De acordo com o gestor do porto, Jhony Fidelis, somente com a ampliação do píer flutuante por onde circulam cerca de 80% das cargas importadas ou exportadas pelas fábricas do Polo Industrial de Manaus (PIM) via navios de cabotagem ou longo curso, será possível operar simultaneamente seis navios contra as quatro embarcações atuais.

Ainda no cais do Terminal Chibatão, o projeto de modernização da empresa prevê a aquisição e início das atividades de quatro novos guindastes MHC Post Panamax e a construção de uma segunda ponte de acesso que permitirá reduzir pela metade o tempo de transporte de contêineres entre pátios e navios com a circulação em sentido único de carretas e veículos em cada pista.

Os pátios de armazenamento também estão inclusos no projeto e serão ampliados para 2 milhões de m2 de área. "Em uma época em que cobra investimentos em logística e infraestrutura portuária, o Grupo Chibatão, uma empresa 100% privada e brasileira está aplicando recursos próprios para garantir o desenvolvimento econômico e social do Estado e da Amazônia com um dos melhores e mais eficientes portos do País a médio prazo", assegurou Fidelis ao destacar o compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade da companhia.

"Todos os produtos utilizados e já descartados nos processos são reciclados e reaproveitados em outros setores da empresa", acrescentou ao citar o sucesso do programa interno de gerenciamento de resíduos sólidos que a cada mês, retira 30 toneladas de resíduos antes descartados.

Veículos
Pioneiro na implantação e utilização de Guindastes Pórticos sobre Pneus do modelo RTG na Região Norte desde 2012, com as seis primeiras unidades, o Plano de Investimentos 2014/2015 do Chibatão também inclui a aquisição e o início das operações de outros dez guindastes da marca Liebherr para atuar exclusivamente com as cargas de navios de cabotagem (rota entre Manaus e os demais portos do litoral brasileiro).

No setor de transportes, duzentas novas carretas e cem novos "cavalos" monitorados por via satélite para o transporte de contêineres serão somados a frota da companhia com a abertura de duas novas empresas – OGT e GPT – apenas para suprir a grande demanda do PIM por novos veículos para operar principalmente em turnos noturnos.

"Também estão inclusos programas de capacitação profissional, atendimento e saúde de nossos colaboradores e modernização das instalações de nossas estruturas administrativas", acrescentou Fidelis.
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)