Apoio do Governo do Amazonas promove melhoria das ações de inclusão social da Apae de Tefé

Em Destaque
Por -
0
As ações de inclusão social da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Tefé (a 575 quilômetros de Manaus) têm colaborado com o desenvolvimento psicossocial de mais de 200 pessoas na região. A instituição é referência de atendimento às pessoas com deficiência na cidade e conta com o apoio do Governo do Amazonas para manutenção e realização das atividades.

O trabalho realizado com atividades lúdicas e de lazer estimulam a criatividade dos alunos, deixando-os distantes das diferenças sociais e valorizando os direitos e deveres dos beneficiados na sociedade. Os resultados dos investimentos são vistos na vida das famílias, como é o caso da cozinheira Maria do Carmo, 67, que trabalha na instituição e acompanha seu filho desde os sete anos de idade na Apae.  

"Sou muito grata porque estou há mais de dez anos trabalhando e acompanhando meu filho na instituição. Nesse tempo, ele se desenvolveu bastante e hoje ele já fala direito e conversa com as pessoas", comentou.

As ações ganharam mais qualidade depois que a associação recebeu, em 2012, um ônibus com capacidade para 46 lugares por meio de um convênio com o Fundo de Promoção Social (FPS) do Governo do Amazonas. O transporte ajuda diariamente na locomoção dos beneficiados e oferece mais qualidade no atendimento da associação. 

"É muito bom quando vemos que os alunos chegam com mais segurança e comodidade na instituição. Desde que foi entregue o transporte, estamos realizando nossas atividades com mais qualidade no município", disse a diretora da Apae, Aila Cristina de Sá.

Apoio Conforme a presidente do FPS e primeira-dama do Estado, Nejmi Jomaa Aziz, o principal benefício é quando as pessoas passam a ter qualidade de vida com esses projetos e ações. "O governador Omar Aziz tem atendido as necessidades das famílias amazonenses, e todas as vezes que recebemos um retorno como esse, ficamos felizes porque as pessoas estão a cada dia tendo melhorias na suas vidas", ressaltou.

Para o aluno Sanderson Ramos, 20, o veículo tem sido importante para a Apae. "O ônibus ajudou muito porque precisávamos para ajudar muitas pessoas com deficiência e ele caiu como uma luva", afirmou.

Novo edital - O Governo do Estado, por meio do Fundo de Promoção Social (FPS), lançou no último dia 12 de março, o primeiro edital público do ano para a seleção de entidades ou instituições de direito privado, sem fins econômicos, interessadas em firmar convênios, ou termos de parceria com o executivo estadual.

O edital, publicado no Diário Oficial do Estado do dia 14 de março e que está disponível no site do Governo (www.amazonas.am.gov.br), tem como o objetivo de apoiar projetos sociais de entidades que ofereçam atendimento para pessoas com deficiência, inclusão social, crianças e adolescentes, idosos, além de serviços de saúde. 

CRÉDITO DAS FOTOS: HERICK PEREIRA/AGECOM
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)