Operação Integrada do Carnaval 2014 terá 7,5 mil servidores e será último teste do modelo de segurança para o Fan Fest da Copa 2014

Em Destaque
Por -
0
A Operação Integrada do Carnaval 2014, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), contará com um efetivo, de aproximadamente, 7,5 mil servidores de órgãos das esferas municipal, estadual e federal. Somente da área direta de Segurança Pública irão atuar cerca de 6,5 mil policiais militares, civis, agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), Bombeiros, Corregedoria-Geral e Secretaria-Executiva de Inteligência. A Operação Integrada será o último teste do modelo de segurança a ser empregado no Fan Fest da Copa do Mundo em Manaus, sob a coordenação da Secretaria Executiva Adjunta de Grandes Eventos (Seasge) da SSP-AM.

As informações foram divulgadas durante coletiva à imprensa, nesta quarta-feira, 26 de fevereiro, pelo secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel PM Paulo Roberto Vital, e pelo secretário executivo adjunto de Grandes Eventos da SSP-AM, coronel PM Dan Câmara, e contou com a presença de representantes dos órgãos que participam do planejamento integrado da operação, entre eles UGP-Copa, 7º Comando Aéreo Regional (7º Comar), Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Defesa Civil Municipal, Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e outros.

De acordo com o coronel Vital, o planejamento do Carnaval deste ano vem sendo realizado desde o início do ano. "É uma ação integrada com a participação de muitos órgãos, que estão trabalhando juntos para que a população de Manaus tenha uma festa com segurança e sem transtornos", ressaltou.

Durante entrevista coletiva com a imprensa, o coronel Vital afirmou que o planejamento adotado para o Carnaval e o Fan fest não é novidade, tendo exemplos de outros eventos como o Réveillon, e que a união dos órgãos de esferas federais, estaduais e municipais é feito em prol da segurança da população. "O Carnaval é um evento cultural onde todos nós queremos que o povo se divirta, acima de tudo com responsabilidade, para que, na Quarta-Feira de Cinzas não haja tristeza. Quem for ao Sambódromo vai passar por uma triagem para que a população de Manaus tenha uma festa com segurança e sem transtornos", citou.

O coronel Dan Câmara ressaltou que depois do Carnaval, os trabalhos entrarão numa nova fase, que é a estratégia de segurança diretamente nos jogos da Copa na Arena da Amazônia. Ele ressaltou que a operação segue o princípio de liderança situacional, onde cada órgão assume a ocorrência conforme a competência de atuação. "Acredito que a integração dos órgãos está avançada e com uma maturidade que nos permitirá ter sucesso na operação e também na Copa do Mundo", disse.

A Operação Carnaval 2014 começa no dia 27, quinta-feira, e vai até o dia 5 de março, Quarta-Feira de Cinzas, e alcança ainda o dia 8 de março, sábado, com o desfile das escolas campeãs. Além dos desfiles das escolas de samba, também fazem parte do planejamento o Carnaboi e o Bloco das Piranhas. Os eventos foram escolhidos pela SSP-AM como de interesse para o exercício do plano de segurança para grandes eventos.

Segurança no Sambódromo – No Centro de Convenções será instalado o Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L), reunindo os interlocutores dos órgãos envolvidos na operação, que estará sendo acompanhada também do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC-R), que funcionará no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).

PM fará policiamento ostensivo – A Polícia Militar está destinando diretamente cerca de 4,5 mil policiais, em Manaus, para atuar diretamente nos eventos. O policiamento é formado por policiais que atuam na área administrativa e policiais em formação, o que não prejudicará o policiamento ostensivo. "Os policiais que atuam no Ronda no Bairro continuarão, normalmente, fazendo o policiamento nos bairros", destacou o comandante geral da PM, coronel Almir David.

Polícia Civil reforça efetivo – A Polícia Civil do Amazonas vai contar com o efetivo de 1.134 servidores, entre investigadores, delegados e escrivães que vão atuar durante o período do Carnaval. As 11 bases de flagrantes, distribuídas nas seis zonas da capital, serão reforçadas para atender eventuais ocorrências. As unidades policiais, que possuem regime de plantão, funcionarão normalmente.

Fiscalização de trânsito reforçada
 – O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) também atuará com cerca de 100 agentes de forma ostensiva e preventiva nos festejos de Carnaval, ampliando as fiscalizações, principalmente os crimes de trânsito, como o cumprimento da Lei Seca, que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas para os condutores de veículos. 

Corpo de Bombeiros atua na prevenção – O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas atua na "Operação Carnaval 2014" com um efetivo de 729 bombeiros e 30 viaturas. Os trabalhos de prevenção serão realizados no Shopping do Tururi (Largo Mestre Chico, Centro), Centro de Convenções (sambódromo) e nos barracões das escolas, na morada do samba (avenida Belmiro Vianez, no bairro Dom Pedro).

POLÍCIA MILITAR DO AMAZONAS
OPERAÇÃO INTEGRADA CARNAVAL 2014

Polícia Militar garante policiamento ostensivo em Manaus e no interior

A atuação da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), na Operação Carnaval 2014, tem como missão garantir o policiamento ostensivo nas áreas onde ocorrerão os festejos de Carnaval, no interior do Estado e na capital, segundo informou o comandante da instituição, coronel PM Almir David. Em Manaus, serão empregados cerca de 4,5 mil policiais.

Almir David destaca que no interior do Amazonas, a Operação Carnaval 2014 dará apoio em 60 municípios, ficando de fora apenas o município de Humaitá, onde a prefeitura cancelou o carnaval devido a situação de calamidade que a cidade se encontra por conta das cheias.

O maior efetivo de policiais militares será empregado nos eventos que ocorrerão no Centro de Convenções (Sambódromo), que devem reunir mais de 200 mil pessoas, durante o desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial na noite de sábado e madrugada de domingo, e também nas duas noites de Carnaboi.

De acordo com Almir David, mesmo com todos os eventos, o policiamento ostensivo nos bairros será mantido normalmente, com a atuação dos policiais do Ronda no Bairro. "Contamos com o reforço de policiais que atuam no setor administrativo e ainda os policiais que estão em formação. Dessa forma, garantimos a segurança nos eventos e também nos bairros", destacou o coronel.

POLÍCIA CIVIL AMAZONAS
OPERAÇÃO INTEGRADA CARNAVAL 2014

Polícia Civil reforça efetivo nas delegacias

A Polícia Civil do Amazonas vai contar com o efetivo de 1.134 servidores, entre investigadores, delegados e escrivães que vão atuar na 'Operação Carnaval 2014'.  As 11 bases de flagrantes, distribuídas nas seis zonas da capital, serão reforçadas para atender eventuais ocorrências, segundo informou o delegado-geral, Josué Rocha.

As unidades policiais, que possuem regime de plantão, funcionarão normalmente. Os delegados titulares dos Distritos Integrados de Polícia (DIPs), Especializadas e Seccionais ficarão de sobreaviso, conforme escala de serviço montada pela instituição.

Durante a programação no Sambódromo, o 10º e 12º DIPs vão ficar preparados para dar suporte a possíveis ocorrências no local. Juntamente com o reforço, uma equipe de peritos forenses estará à disposição, exclusivamente, para atendimento aos eventos no Sambódromo. 


Bases de Flagrantes
Zona Sul
1º e 3º Distritos Integrados de Polícia (DIPs)
Zona Centro-Sul
12º DIP e Delegacia Especializada da Mulher
Zona Norte
6º e 15º DIPs
Zona Leste
9º e 14º DIPs
Zona Oeste
19º DIP
Zona Centro-Oeste
10º DIP


DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DO AMAZONAS (DETRAN)
OPERAÇÃO CARNAVAL 2014

Detran-AM manterá equipes de plantão 24 horas

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) estará a partir desta quinta-feira, 27 de fevereiro, reforçando a fiscalização do trânsito em Manaus, e nas principais saídas da capital durante a Operação Carnaval 2014, segundo informou o diretor-presidente do órgão, Leonel Feitoza. Ele destaca que na campanha de Carnaval deste ano, o Detran-AM ganhou o reforço de um super-herói, o "Super Consciente", personagem criado pela Gerência de Educação de Trânsito que vai estar nas ruas alertando o folião com a mensagem "Você não é de Aço".

As equipes estarão, diariamente, percorrendo os principais pontos da cidade onde se concentram os foliões manauaras, em bares, bandas de rua e clubes, distribuindo material educativo e também fiscalizando as regras da Lei Seca. "Estaremos conscientizando e orientando os condutores sobre as boas práticas no trânsito, para garantir que os festejos sejam pautados pela alegria, sem violência ou tragédias", afirma Feitoza.

Cerca de 100 agentes do Detran-AM estarão envolvidos, que somando aos parceiros das policiais Civil e Militar e Manaustrans, totalizam 300 servidores empenhados nas operações de trânsito na cidade de Manaus e no interior. As operações também serão realizadas nas duas saídas da capital por rodovias. Haverá equipes de fiscalização na Ponte Rio Negro, que dá acesso aos municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão, e na barreira da AM-010, saída para os municípios de Rio Preto da Eva, Itacoatiara e Presidente Figueiredo.

O Detran-AM também vai deixar uma equipe de prontidão no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops)  para atender as demandas que surgirem a partir da atuação das equipes do Ronda no Bairro e do Manaustrans.

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO AMAZONAS

Bombeiros com segurança reforçada nos eventos carnavalescos

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas irá atuar, a partir desta quinta-feira, 27 de fevereiro, na Operação Carnaval 2014, com um efetivo de 729 bombeiros e 30 viaturas. Os trabalhos visam à proteção e a segurança do público durante os eventos de Carnaval e Carnaboi, deste ano.  Atividades de Defesa Civil também serão realizadas.

De acordo com o comandante dos Bombeiros, coronel Antônio Dias, os trabalhos de prevenção serão desenvolvidos no Shopping do Tururi (Largo Mestre Chico, Centro), Centro de Convenções (Sambódromo) e nos barracões das Escolas de Samba, na avenida Belmiro Vianez, no bairro Dom Pedro. Ele destaca que os bombeiros atuarão ainda no isolamento dos pontos de queima-de-fogos, no raio mínimo de 200 metros em todas as direções, a fim de oferecer o máximo de segurança ao público presente.

Essa medida, segundo o comandante dos bombeiros, é para guarnecer o ponto de queima, que será na área de concentração do Sambódromo, evitando a aproximação de pessoas não autorizadas que possam colocar em risco sua integridade física. "Serão realizadas atividades preventivas e de combate a incêndio, além de resgate de pessoas e materiais, evacuações diversas e atendimento pré-hospitalar, a artistas, visitantes, turistas, autoridades e frequentadores", disse Antônio Dias.


FOTOS - WREDMAN / AGECOM


Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)