Coari volta a ter telemedicina

Em Destaque
Por -
0
Coari, a 363 quilômetros de Manaus, passa a contar, nesta semana, com um novo recurso que une saúde, Internet e vídeo, e que eleva o atendimento médico a um patamar ainda mais alto em eficiência. Por meio das consultas de telemedicina, os profissionais de saúde vão recebem instruções de especialistas para os procedimentos necessários, de maneira que nem médicos nem pacientes precisem se deslocar para a capital do Amazonas para um tratamento mais complexo. O atendimento será por meio da Internet com recurso de vídeo.

De acordo com o médico e gerente técnico do Hospital Regional de Coari (HCR), Gilberto Mota da Silva, o recurso tinha sido desativado na última administração e é de grande importância aos pacientes e profissionais da área de saúde, uma vez que vai ampliar a eficiência e sucesso dos tratamentos realizados no HCR, policlínica e Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, por meio de avaliações complementares de médicos da capital nos pacientes que necessitem de um diagnóstico preciso e um tratamento eficiente.

Ainda segundo o médico, cada paciente passa a ter um prontuário eletrônico, no qual todos os dados das consultas ficam cadastrados, incluindo desde os sintomas, a conduta do profissional e os exames solicitados. As informações ficarão disponíveis para avaliação dos médicos de Coari e de Manaus. “Se o profissional de saúde precisar de ajuda de um especialista diante de algum caso mais complicado, envolvendo diagnósticos complexos ou uma patologia menos comum, ele receberá o auxílio necessário por meio da Internet com instruções mais adequadas ao caso”, disse o médico.

Silva informou que as especialidades que mais precisam desse tipo de auxílio são: Ortopedia, Neurologia, Cardiologia, Dermatologia, Pediatria e Medicina da Família. De acordo com o gerente técnico do HCR, em casos mais delicados os profissionais de Manaus terão a possibilidade de contato direto com os pacientes durante as consultas, tirando as dúvidas de maneira mais precisa e orientando-os a tratamentos mais eficazes.

O prefeito em exercício, Igson Monteiro, ressaltou que a retivação do recurso está incluído em um pacote de ações que aumentam a qualidade do atendimento já prestado na área da saúde em Coari. “Também estamos ampliando o número de profissionais da saúde e especialidades, assim como a Prefeitura e Governo do Estado estão investindo em mais equipamentos”, destacou.

Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)