Coari ganha reforços na saúde

Em Destaque
Por -
0
O município de Coari, a 363 quilômetros de Manaus, está recebendo um forte reforço na saúde. Durante toda esta semana novos equipamentos chegaram para melhorar ainda mais o atendimento prestado no Hospital Regional de Coari (HRC), localizado na estrada Coari-Mamiá, bairro Tauá Mirim, na sede do município. A unidade de saúde agora conta com um carrinho de anestesia equipado para procedimentos cirúrgicos, 11 novas macas ginecológicas para exames de rotina e um aparelho de ultrassonografia, além da implantação de um raio x digital.

Na última segunda-feira (10), foi entregue ao hospital pelo prefeito em exercício, Igson Monteiro, um aparelho de mamografia enviado pelo Governo do Estado, para a realização de exames de prevenção do câncer de mama. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Josimar Marinho, este exame é recomendado para mulheres acima de 40 anos, pelo menos uma vez por ano. "Um exame fundamental para garantir a saúde da mulher de forma preventiva", disse Marinho.

Outro benefício na área de saúde que começou a funcionar também esta semana foi a telemedicina. O recurso, que tinha sido desativado na última administração, proporciona ajuda de médicos da capital ao atendimento dos pacientes em Coari, por meio da Internet com recurso de vídeo. Os profissionais de saúde recebem instruções de especialistas para os procedimentos necessários, de maneira que nem médicos nem pacientes precisem se deslocar para a capital para um tratamento mais eficiente.

Mas o projeto pioneiro que estreou também está semana, repleto de expectativas positivas, é a ampliação do horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) para o horário noturno. Das 11 UBS espalhadas nos bairros da sede de Coari, que antes atendiam das 7h às 18h, seis delas passaram a atender até às 22h, desde a última segunda-feira. Com a mudança, aumentou de 400 para 530, o número de pacientes consultados diariamente. O secretário de Saúde destacou que o número de atendidos soma-se aos 220 pacientes assistidos diariamente na policlínica e mais 210 no Hospital Regional de Coari. 

"Conseguimos ampliar bastante o atendimento prestado ao coariense que ganhou mais conforto e rapidez na assistência médica. Isso sem contar com os mais de 600 exames realizados por dia, entre coletas de sangue, urina, raio x, ultrassonografia, dentre outros", destacou o secretário.

Josimar Marinho lembrou que nesta administração já foram ampliadas a quantidade de médicos, que passou de 34 para 55 profissionais, e de especialidades. Hoje, a estrutura de saúde local oferece também especialidades como Pediatria, Cirurgia Geral, Ginecologia-Obstetrícia, Infectologia, Traumatologia e Anestesia.


Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)