Coari e outros municípios do AM terão vôos retomados na próxima semana

Em Destaque
Por -
0

O ministro da Secretaria Nacional da Aviação Civil, Wellington Moreira Franco, disse hoje (03) que, até a próxima quarta-feira (09), o órgão e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vão publicar uma portaria ampliando o prazo para que os aeródromos de 11 municípios do Amazonas possam se adequar às regras aeroportuárias. Com isso, a empresa aérea poderá retomar os voos cancelados para esses locais.


A garantia foi dada ao senador Eduardo Braga (PMDB/AM), que se reuniu com o ministro antes de embarcar para Manaus junto com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti. Eles participam do encontro do governo federal com prefeitos do Amazonas. A medida será anunciada aos gestores municipais presentes no encontro.

Barcelos, Carauari, Coari, Envira, Eirunepé, Fonte Boa, Humaitá, Parintins, Santa Isabel do Rio Negro, São Paulo de Olivença e São Gabriel da Cachoeira foram os municípios que tiveram voos reduzidos pela empresa Azul Linhas Aéreas, que alegou estar cumprindo ordens da Anac. Os voos para Coari tiveram a redução mais drástica, diminuindo de seis para apenas dois voos semanais. A situação também é crítica nos municípios de Barcelos, Eirunepé e Humaitá. Os dois primeiros tiveram redução de quatro para dois voos semanais e o último de quatro para apenas um.

O senador Eduardo Braga explicou a Moreira Franco que uma solução imediata para o problema vem sendo solicitada dos dois órgãos federais pela bancada do Amazonas há mais de três semanas. Além de Braga, os senadores Vanessa Grazziotin (PCdoB) e Alfredo Nascimento (PR/AM) e, ainda, o deputado federal Francisco Praciano (PT), estão participando das negociações para resolver, conforme explicaram, não só a retomada dos voos, mas todos os impasses relacionados à aviação regional no Amazonas.

"A população desses municípios está sendo bastante prejudicada com a redução desses voos. No Amazonas e em toda a Amazônia, o transporte por via aérea, muitas vezes, faz a diferença entre a vida e a morte. Não podemos mais adiar a apresentação de uma solução para esse problema", disse Braga.

Em resposta, o ministro da SAC informou que além de ampliar os prazos para que os municípios se adequem às regras da Anac, a Secretaria está em fase final de elaboração de um plano voltado para a região amazônica. Uma das medidas estudadas é alterar a legislação e diferenciar regras exigidas para grandes e pequenos aeroportos.
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)