Prefeitura de Coari entra na Anac contra a Azul

Em Destaque
Por -
1

A Prefeitura de Coari solicitou formalmente da Agência Nacional de Aviação (ANAC) para que a companhia aérea Azul/Trip Linhas Aéreas cumpra com a concessão obtida para realizar voos ao município de Coari, uma vez que a empresa não está mais vendendo passagens nem realizando voos ao município desde o último dia 10 de agosto. A informação é do advogado do Município, Antonio Batista, que atendeu uma determinação do prefeito de Coari, Adail Pinheiro, e entra hoje com a representação contra a empresa. Ele anunciou que pode recorrer à Justiça Federal para que a Azul seja obrigada a cumprir com sua concessão.


O advogado alertou que não procede a informação que a companhia aérea vem prestando, de que existe decisão judicial determinando a suspensão de voos ou a operação do Aeroporto de Coari. Segundo ele, a medida tomada pela empresa causa um prejuízo enorme ao município, que depende deste meio de transporte para movimentar pessoas, correspondências, medicamentos, vacinas, dentre outros itens relevantes para a cidade.

Batista lembrou que, no último dia 12, o presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, em Brasília, desembargador federal Mário César Ribeiro, acatou o pedido do Município de Coari, por meio do processo nº 0045503-25.2013.4.01.0000 – TRF1, e suspendeu a liminar concedida pela Justiça Federal, por meio da 1ª Vara da Subseção Judiciária de Tefé/AM, que havia determinado a suspensão das atividades de pouso e decolagem de aeronaves no aeródromo de Coari, a partir do último dia 12 de agosto.

A determinação da Justiça Federal previa o fechamento do aeroporto até que as obras de reparo da pavimentação da pista de pouso e decolagem e do muro e cerca que margeia a pista de pouso fossem realizadas.

De acordo com o advogado, todas as medidas de adequação solicitadas pela Justiça Federal já estão sendo providenciadas e o aeroporto está em pleno funcionamento e totalmente operacional. “Várias empresas de táxi aéreo continuam operando no município, apenas a Azul, que detém a concessão para realizar voos regulares, suspendeu suas atividades. Se ela não tem condições de fazer isso, que passe a concessão a outra empresa interessada”, declarou.

Além do pedido de suspensão da liminar feito ao presidente do TRF, a Prefeitura de Coari ingressou também com um agravo de instrumento (processo 0046805-89.2013.4.01.0000) que foi deferido e publicado, no último dia 29 de agosto, pelo desembargador do TRF, Souza Prudente, da 1ª Região em Brasília. O desembargador confirmou a decisão do presidente do Tribunal Regional Federal de suspender o bloqueio das atividades do aeroporto, que segue funcionando, portanto, autorizado por duas decisões do TRF.

Antonio Batista destacou ainda que a Azul /Trip Linhas Aéreas está ciente do teor das decisões.
Tags:

Postar um comentário

1Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Bom, primeiro, o juiz que suspendeu a interdição nem conhecem o estado que a pista se encontra pois, para pequenos aviões, o risco é menor, se comparado a um ATR num pouso neste aeródromo. Para a Azul/Trip, o importante agora é preservar vidas e porisso evita este aeroporto. Se a Prefeitura acha que deve pousar, então qual seria a responsabilidade dela caso houvesse uma acidente com mortes? nenhuma, pois a culpa recairia junto à Empresa Aérea, ainda mais sabendo através de documento que o aeródromo esta com uma pista em péssimas condições. Se aqui acham que há outra para voar, tudo bem, mas é só ver o histórico destas regionais da região norte para analisar o quanto de acidentes ocorreram com elas. A azul seria a unica empresa de abrangencia nacional que ainda topa fazer voos aqui. Se ela ceder a concessão, ai sim, vamos ficar nas maos de Deus, pois não confio nem um pouco nestas regionais do Amazonas. O tiro pode sair pela culatra...

    ResponderExcluir
Postar um comentário