Aprovado relatório de Braga dos royalties do petróleo para educação

Em Destaque
Por -
0


Os senadores aprovaram na noite desta terça-feira (02) o relatório do líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB/AM), ao Projeto de Lei da Câmara (PLC) 41/2013, que dispõe sobre a destinação para educação e saúde de parcela da exploração de petróleo e gás natural no país.

O texto do senador Eduardo Braga prevê um adiantamento para educação de 50% dos recursos dos royalties do petróleo da camada do pré-sal, cuja declaração de comercialidade tenha ocorrido antes de 3 de dezembro de 2012. Segundo ele, isso significará recursos imediatos para educação, uma vez que o texto aprovado pela Câmara previa a destinação dos recursos de contratos assinados a partir dessa data.
"Se o que aprovamos aqui hoje for aprovado pela Câmara, ano que vem já teremos R$ 4 bilhões a mais para essa área primordial do país", disse o senador.
No relatório, Eduardo Braga também definiu que dos rendimentos dos recursos que compõem o Fundo Social, 50% serão destinados para educação e saúde, na proporção de 75% e 25%, respectivamente. Esses recursos serão oriundos da exploração da camada de pré-sal provenientes de campos sob o regime de concessão e que tiveram declaração de comercialidade feita a partir de dezembro de 2012.

Além disso, o senador prevê a destinação dos royalties e da participação especial da produção de petróleo e gás fora da camada de pré-sal provenientes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios para a educação, com prioridade para a educação básica.
Como foi alterado no Senado, o PLC volta para análise da Câmara dos Deputados.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)