Nova estrutura de luz, som e cenografia transforma Bumbódromo de Parintins no maior teatro a céu aberto da América Latina

Em Destaque
Por -
0
O Bumbódromo de Parintins (a 369 km de Manaus) subiu do status de arena de espetáculos para o maior teatro a céu aberto da América Latina. A afirmação é do cenógrafo e autor do projeto de iluminação do Bumbódromo, Piter Gaspar, que foi contratado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura (SEC), para trazer esse conceito ao espaço.
O sistema de som e iluminação foi um projeto incorporado à reforma do Bumbódromo com o intuito de profissionalizar os recursos utilizados na apresentação dos bumbás. Conforme Gaspar, a capacidade de iluminação foi ampliada em 40 vezes, com equipamentos de alta tecnologia utilizados em grandes espetáculos nos EUA. A parte de sonorização além de moderna, passa a fazer parte da estrutura fixa do Bumbódromo.
Todos os equipamentos de som e iluminação estão montados em uma estrutura metálica suspensa a mais de 21 metros do chão, apesar da altura, a estrutura oferece acessibilidade aos operadores desses equipamentos. A armação metálica, que lembra a cabeça de um boi, possibilita ainda montagem cênica para os bumbás.
"Toda estrutura, que leva em consideração luz, som e capacidade cenotécnica transforma a arena de espetáculo dos bumbás em um grande teatro a céu aberto. Só os EUA já fez isso", comentou Gaspar, que também assina o projeto de iluminação do Cristo Redentor no Rio de Janeiro e monumentos do arquiteto Oscar Niemeyer, além de ter trabalhado como cenógrafo para a Rede Globo.
Nível tecnológico – Segundo o técnico, o projeto tem capacidade de atender as necessidades dos bois por até vinte anos. "Os bois inovam a cada ano com novas ideias e com espetáculos que exigem a cada edição um esquema de iluminação diferente para valorizar as alegorias. Esse projeto atende em nível tecnológico pelas próximas duas décadas", disse. Gaspar ressaltou que, afixado à estrutura suspensa, estão disponíveis três tipos de refletores: refletores móveis, refletores com filtro de cor e com lâmpadas incandescentes.
Para o secretário de cultura, Robério Braga, essas novas possibilidades elevam ainda mais a qualidade do espetáculo. "O Festival de Parintins tem um nível artístico altíssimo. Então, quando o governador Omar Aziz autorizou o investimento no Bumbódromo foi com o objetivo de fornecer suporte técnico à altura dos nossos artistas", destacou Robério Braga.

FOTOS: ROBERTO CARLOS/AGECOM
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)