Governo do Amazonas renova convênio com INSS para atendimento nos barcos PAI

Em Destaque
Por -
0
O Governo do Amazonas, por intermédio da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas), renovou nesta quarta-feira, 5 de junho, o convênio com o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) para a manutenção da Unidade de Atendimento Previdenciário (UAP) nos barcos Puxirum, Puxirum II e Zona Franca Verde. As embarcações fazem parte do Pronto Atendimento Itinerante (PAI) e, desde 2003, oferecem serviços de assistência social, saúde e cidadania as populações ribeirinhas.

A renovação da parceria foi assinada pela secretária da Seas, Regina Fernandes, e pelo gerente executivo do INSS de Manaus, Iracemo da Costa Coelho, e os gerentes do PrevBarco I, III e gestores do Convênio com o PAI, Clizares Santana e Olga Ramalho, respectivamente, além do diretor do Departamento de Cidadania (Decid) da Seas, Alexandre Macedo. De acordo com o convênio, pela primeira vez em dez anos, a parceria do INSS se estenderá pelo período de 4 anos, com a oferta de serviços previdenciários, acidentários e assistenciais.
A secretária Regina Fernandes destacou a importância da participação do INSS nas missões dos barcos PAI ao interior. "O instituto oferece serviços importantes, como consulta de aposentadoria, perícia médica e o auxílio maternidade. Tudo isso movimenta a economia do interior e evita que o morador de cidades longínquas, como Ipixuna e Guajará, por exemplo, tenha que se deslocar até Manaus para ter direito aos benefícios da previdência", disse.

O gerente executivo informou que a parceria com o Governo do Amazonas faz parte do plano de interiorização dos serviços do INSS para o Estado e conta com o auxílio do PrevBarco, em operação desde 2001, e que também realiza atendimento nas sedes dos municípios amazonenses. "Com o PAI, estamos vencendo as dificuldades de acesso às comunidades rurais e indígenas e, com isso, levando oportunidades para as populações", disse Iracemo Coelho.

O diretor do Decid, Alexandre Macedo, informou que, nos três primeiros meses deste ano, nas três embarcações, o INSS concedeu mais de 800 benefícios previdenciários, o que representa um montante de R$ 5,4 milhões. "Para os próximos quatro anos a expectativa do Governo do Amazonas e do instituto é garantir o atendimento a mais de 3 mil pessoas nos mais de 56 municípios, onde o acesso é exclusivo por barco", afirmou.  

FOTOS: Divulgação/Seas












Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)