Capacitação para o Ronda no Bairro em Coari e Humaitá inicia em julho

Em Destaque
Por -
0
Centro Integrado de Segurança Pública em Coari em fase final de construção.



Os policiais militares que vão atuar no programa Ronda no Bairro nos municípios de Coari e Humaitá começam a ser capacitados no início de julho, em curso promovidos pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), segundo informou o secretário executivo adjunto do Ronda no Bairro, coronel Amadeu Soares.
Cerca de 240 policiais receberão treinamento teórico e prático nesses dois municípios.
O programa Ronda no Bairro já contempla toda a capital Manaus e, por determinação do governador Omar Aziz, será expandido para o interior, que também receberá investimentos para o reaparelhamento da estrutura da Segurança Pública.
O Ronda no Bairro privilegia a filosofia de policiamento comunitário, buscando tornar a ação policial mais efetiva com o apoio da população e ganhou, no último dia 21 (quarta-feira) de junho, um aplicativo para celulares e aparelhos móveis, que vai melhorar esse contato.
De acordo com o coronel Amadeu Soares, com a implantação do programa, Coari terá um efetivo de 144 policiais e Humaitá 113. “Estamos nos preparando para que esses treinamentos iniciem logo após o Festival Folclórico de Parintins, na primeira semana do mês de julho”.
Capacitação nos municípios
Amadeu Soares informou também que, atualmente, os municípios de Iranduba, Manacapuru e Itacoatiara estão passando pelo processo de treinamento dos efetivos. Em Manacapuru o segundo curso de formação dos policiais já está fase prática, com treinamento operacional e em Iranduba falta apenas uma turma finalizar essa preparação.
O município de Itacoatiara foi o último a receber o treinamento de policiais para a implantação do programa, no final do mês de maio, com uma turma de 45 policiais, entre civis e militares e com 152 horas de duração. São contempladas 18 disciplinas, entre as quais Polícia Comunitária, Direitos Humanos, Ética e Cidadania, além de Policiamento Fluvial, Policiamento Ambiental e Desenvolvimento local, que foram incorporadas conforme a demanda do interior.
A expectativa é de que o programa seja implantado em outras cidades do Estado. “Atendendo orientação do governador Omar Aziz, além de Manaus, o Ronda será ampliado para mais 12 municípios do interior e terá cerca de R$ 100 milhões de investimentos”, informou Amadeu Soares. O investimento será aplicado em obras, mobiliários e equipamentos.

Fonte: Amazonas em Tempo.
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)