Unidades do PAC em Manaus passam a funcionar no último sábado de cada mês

Em Destaque
Por -
0

O Governo do Amazonas, por meio da Ouvidoria-Geral do Estado, está ampliando o acesso da população aos serviços oferecidos nas unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC). Além do atendimento durante a semana, os espaços agora também vão funcionar no último sábado de cada mês. A novidade começou neste final de semana e atraiu centenas de pessoas às seis unidades em operação em Manaus.

Foi a chance para quem tem a rotina apertada de trabalho, estudo e outros afazeres colocar as pendências em dia. A abertura do espaço aos sábados, das 8h às 13h, foi uma determinação do governador Omar Aziz, principalmente para facilitar a rotina de quem trabalha durante a semana. É o caso da promotora de vendas Raimunda Jeane, 44, moradora do bairro do São José, zona leste da cidade. "Dia de semana a gente não tem como vir porque trabalha. No sábado é muito melhor para resolver porque é dia de folga e dá para colocar tudo em dias".

A dona de casa Karla Cristina, 32, que mora no bairro Amazonino Mendes, zona leste, também aproveitou o sábado para tirar o documento de identidade da filha. "Eu tenho outros dois filhos, duas crianças pequenas, e não tenho tempo durante a semana, não tenho com quem deixar. Vai ser muito bom funcionar no final de semana porque eu sei que tem muitas outras pessoas que tem a mesma dificuldade de encontrar tempo", disse.

Com os documentos do veículo em mãos, o motorista amazonense Cláudio Portela, 40, respira aliviado. A viagem de trabalho a Roraima marcada para o final de semana não precisou mais ser adiada. Motorista profissional na cidade de Rorainópolis (a 487 quilômetros de Manaus pela BR-174), ele havia tirado a semana passada para resolver problemas em Manaus, e não tinha sobrado tempo de pegar o documento do veículo no posto do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas.

"Deixei gente trabalhando no meu lugar para poder vir aqui em Manaus e fazer isso. Se não tivesse funcionando nesse sábado, teria que perder mais um dia de trabalho e viajar só na segunda-feira a noite", disse.

Mais de 20 serviços são oferecidos à população nas unidades do PAC. De reclamações sobre os sistemas de luz e água a atendimentos da Justiça Federal e Polícia Civil, é possível acessar vários serviços, como o Programa Estadual de Defesa do Consumidor (Procon), dar entrada em documentos de identificação pessoal, solicitar seguro desemprego, fazer consultas com defensores públicos e conciliações processuais, entre outros.

Por mês, em méida 30 mil atendimentos são feitos nos PAC's, segundo estimativa da Ouvidoria-Geral do Estado, que é responsável pelo local. As unidades instaladas nos bairros do São José, Cidade Nova, Compensa, Centro, Alvorada e Educandos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

De acordo com o Ouvidor-Geral do Estado, Mário Bastos, nesse primeiro momento, a ampliação do horário ocorrerá apenas em um sábado por mês. Mas conforme a demanda, é possível estender mais. "Nosso público alvo são os trabalhadores e as pessoas que estudam e não têm como ter acesso aos serviços nos dias da semana. Seguindo a orientação do governador Omar Aziz, estamos abrindo no último sábado do mês", pontuou.

Endereço dos PACs:
PAC São José: Av. Cosme Ferreira, 4605 - Uai Shopping Bairro São José I (zona Leste)
PAC Compensa: Av. Brasil, n°1325- Compensa I (zona oeste)
PAC Porto: Rua Marquês de Santa Cruz, s/n, Armazém 10 do Porto de Manaus – Centro (zona centro-sul)
PAC Cidade Nova: Av. Noel Nutels, n°1350 – Cidade Nova I (zona norte)
PAC Alvorada:Av. Desdor João Machado, n°4.922 –Alvorada (zona centro-oeste)
PAC Educandos: Av. Beira Mar, s/n – Educandos (zona sul)
Para dúvidas, ligue para o Disk Cidadão 0800 286 2300 (segunda a sexta-feira das 8h às 17h).

Fotos: Roberto Carlos / Agecom

Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)