Ronda no Bairro na zona sul apresenta 10% de redução na criminalidade em um mês de operação

Em Destaque
Por -
0
O programa de segurança públicaRonda no Bairro, implantado pelo Governo do Amazonas há pouco mais de um mês na zona sul de Manaus, registrou redução média 10% na criminalidade nesta área da capital. Os dados foram apresentados na tarde desta quinta-feira, 31 de janeiro, pela Secretaria Executiva do programa, no auditório do Comando de Policiamento de Área Sul (CPS-SUL), na avenida Desembargador Felismino Soares, bairro Colônia Oliveira Machado.

Os dados dos resultados do programa na zona sul acompanha a tendência de redução de crimes verificada desde o início da implantação do Ronda no Bairro, que teve início em fevereiro do ano passado na zona norte de Manaus e já tem cobertura em toda a capital. Conforme os registros da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), no primeiro mês de operação na zona sul, completados em 26 de janeiro deste ano, houve redução de 28% no número de homicídios, de 15% nas ocorrências de roubo, de 7% em furto e 6% em lesão corporal, se comparado com igual período do ano passado.


Não houve registro de latrocínio (roubo seguido de morte) e de casos de estupros no primeiro mês do programa na zona sul. Esses resultados são considerados de extrema relevância para o secretário executivo do Ronda no Bairro, tenente-coronel Amadeu Soares, que ressaltou o período de fim de ano (Natal e Ano Novo) como propenso para o aumento dos índices, principalmente de roubo e furto.

"Os policiais que atuam no Ronda no Bairro na zona sul foram orientados especialmente para trabalhar as ocorrências no centro da cidade e na orla da zona sul. Nestes locais temos as chamadas 'população flutuante' que vem de diversas outras zonas da cidade, sobretudo no período de Natal e Ano Novo, propiciando maior número de roubos e furtos", disse Amadeu, acrescentando que agora o trabalho da polícia na zona sul é para manter o índice decrescente no período de Carnaval, quando a área também ficará bastante movimentada pelos blocos de rua.

"Em todas as zonas o policiamento será reforçado nos locais de movimentação carnavalesca, principalmente com o policiamento a pé para evitar brigas e confusões comuns em eventos de grande público", assegurou.
Amadeu refez o apelo à comunidade para que continue a colaborar com o trabalho dos policiais, denunciando e ligando diretamente para a viatura das proximidades. "Contamos com o apoio da população que tem desempenhado papel fundamental nos resultados que nós apresentamos hoje. Se a comunidade não participa nós não teremos como atender suas necessidades a contento", reiterou.



FOTOS: ALFREDO FERNANDES / AGECOM


Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)