Governador Omar Aziz abre ano letivo na próxima segunda-feira, inaugurando Ceti Sérgio Figueiredo, na Cidade de Deus

Em Destaque
Por -
0


Abrindo oficialmente o ano letivo da rede pública estadual em 2013, o governador do Amazonas, Omar Aziz, inaugura nesta segunda-feira, 4 de fevereiro, às 10h, o Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Prof. Eng. Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo. Com capacidade para atender a mil estudantes, este será o 10º Ceti construído pelo Governo do Estado – outros 27 já estão em andamento e devem ser inaugurados até 2014. O evento contará com a presidente de honra do Fundo de Promoção Social (FPS), a primeira-dama do Amazonas, Nejmi Aziz. 

“Queremos expandir ao máximo o número de escolas de tempo integral no Estado. Somente para o interior estamos planejando a construção de mais 23 Cetis como este que iremos inaugurar”, disse o governador. Segundo ele, o ano letivo inicia com grandes novidades para a educação no Amazonas, entre as quais a distribuição de tablets a estudantes do terceiro ano do Ensino Médio e também para os professores. Outra boa notícia para os professores será a realização de um grande programa de formação profissional, que vai permitir a expansão de vagas de pós-graduação.

Serão pelo menos 3 mil novas vagas gratuitas de especialização lato sensu disponibilizadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em universidades públicas e privadas. Ainda estão previstas a expansão do programa de reforço escolar, entre outras ações, a serem anunciadas pelo governador. Novo Ceti – Localizado na rua Uirapuru, s/nº, no bairro Cidade de Deus (próximo à Reserva Ducke), o novo Ceti atenderá inicialmente a 927 alunos de ensino fundamental (6º ao 9º ano) e ensino médio, oferecendo a modalidade de educação em tempo integral. Com investimentos de R$ 13 milhões, a escola possui 24 salas de aulas climatizadas, piscina semiolímpica, auditório, quadra poliesportiva coberta, laboratórios de ciências e informática, biblioteca, sala de música, sala para atividades de dança, refeitório, cozinha, gabinete odontológico e salas administrativas. 

O novo Ceti também contará, de forma pioneira, com atividades formativas do Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharias (Pró-Engenharias) e Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Tecnologia da Informação (RH-TI), com os quais a Seduc, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secti) e Fundação de Amparo à Pesquisa no Amazonas (Fapeam), oferecerá capacitação aos estudantes visando suscitar talentos para ciências exatas.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)