Comissão que analisa a MP dos portos quer celeridade nas discussões

Em Destaque
Por -
0

"Esperamos entregar o relatório da comissão mista da MP dos portos em cinco semanas". A informação é do senador Eduardo Braga sobre a Medida Provisória 595, da qual ele é o relator. O líder do governo no Senado explicou que o Congresso tem, por lei, que votar a matéria em 120 dias, a partir da data da publicação da MP pelo presidente da República, que, nesse caso, aconteceu no último dia 6 de dezembro.

"Se não cumprirmos o prazo, cai a Medida Provisória. Por isso, na terça-feira vamos apresentar o plano de trabalho da comissão e esperamos fazer audiências públicas nas próximas 
três semanas", adiantou o senador. 

Com relação a paralisação da classe portuária em alguns estados, Eduardo Braga comentou que a greve é um direito do trabalhador, mas revelou que não entende o motivo do movimento, já que os diálogos estão abertos com todos os interessados do setor.

"O diálogo está aberto, mas fica difícil se o outro lado não quiser dialogar. Fica difícil avançar se o outro lado insiste em manter apenas a obrigatoriedade, num setor onde o capital privado vai correr todos os riscos de mercado. É preciso perguntar às lideranças sindicais qual o motivo da greve, já que o direito do trabalhador nos portos públicos está absolutamente garantido pelo Governo Federal, pela Medida Provisória e pelo Congresso", garantiu.

Eduardo Braga lembrou que, na última quarta-feira, logo após a criação da comissão mista, foi promovido um amplo debate inicial com todos os representantes do setor que acompanharam os trabalhos no Congresso.

"Hoje (22), haverá uma reunião em Brasília com a ministra da Casa Civil, Gleise Hoffmann e representantes de sindicatos. Na segunda, teremos duas reuniões no Planalto, uma com os organismos do governo e outra envolvendo diversos setores da iniciativa privada e das próprias federações dos trabalhadores", afirmou o senador.

Na opinião de Eduardo Braga, é importante que o Brasil tenha eficiência no setor portuário, que hoje compete com a estrutura dos portos da China, da Holanda, do México, dos Estados Unidos, enfim, com os portos das principais nações importadoras e exportadoras. "Se não melhorarmos os nossos portos, a economia brasileira deixará de ser competitiva, pois a economia mundial hoje exige eficiência nos serviços e redução de custos operacionais. Apenas desta forma conseguiremos garantir o crescimento de nossa indústria e economia", concluiu.

Assessoria de imprensa

Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)