![]() |
| Adail assina termo de posse. Foto: Jaime Levi |
O novo prefeito de Coari Adail Pinheiro e os 15 vereadores tomaram posse em uma solenidade realizada no Auditório Silvério José Nery. Um evento com grande participação popular, revelando o novo momento aguardado pelos coarienses. Na solenidade foi escolhido também o novo presidente da Câmara Municipal segundo o rito da Lei Orgânica do Município, sendo eleito para o biênio o vereador Deca que deu posse ao novo prefeito.
No Auditório foram pronunciados os discursos de todos os vereadores, vice-prefeito e prefeito. Discursos de gratidão à família e a apoiadores com de praxe, mas de promessa de apoio a nova gestão. Ao assinar o termo de posse Adail Pinheiro foi aplaudido de pé pelos presentes, mas nada se comparou em termos de multidão que o aguardava em frente da prefeitura local para onde ele se dirigiu imediatamente após o encerramento da solenidade da Câmara Municipal que lhe deu posse e aos novos vereadores.
Na prefeitura, a multidão lotou toda área em torno do prédio. Um coral com cerca de 100 crianças emocionou a multidão cantando posicionados na sacada da prefeitura, local também do qual Adail já empossado como prefeito falou à multidão. Se no auditório a posse teve tom solene e restrito às autoridades e às pessoas que foram convidadas pelos vereadores, ao falar da sacada da prefeitura para milhares de pessoas que aguardavam o seu retorno ao local Adail viveu o momento mais popular da programação de posse, tanto que o prefeito recém-empossado chegou até a se emocionar.
Ao adentrar as salas e o gabinete do prefeito, a multidão também lotou o prédio. Adail recebeu as chaves da mão de uma servente, pois ninguém foi designado pela administração anterior para o momento. A entrega informal das chaves foi seguida de forte aplausos e de uma declaração do novo prefeito: "Para quem não acreditava que um dia receberíamos as chaves da prefeitura, este momento chegou e revela o grande poder de Deus" - disse Adail. Ontem mesmo, ainda no gabinete o prefeito eleito assinou o primeiro ato administrativo que tratou do ponto facultativo para o dia 2 de janeiro, em virtude da necessidade da executar uma reorganização administrativa.
Após o momento cívico na prefeitura, Adail e os vereadores eleitos participaram de uma missa na Catedral de Santana e São Sebastião. As comemorações da posse seguiram no Centro Cultural Carlos Braga com uma programação gospel e cultural. A apresentação cultural em comemoração seguiu a madrugada com apresentação de várias bandas.

