Ronda no Bairro é destaque em evento internacional

Em Destaque
Por -
0
O programa Ronda no Bairro, lançado pelo governador Omar Aziz em fevereiro deste ano, foi destaque na EuEsri 2012, evento internacional de geotecnologia, realizado em São Paulo nos últimos dias 24 e 25, na categoria Segurança Pública. O programa foi apontado como referência nacional em soluções geotecnológicas na área de Segurança no EuEusri 2012 por representantes das diversas instituições que participaram do evento.

As operações do Ronda no Bairro são orientadas por alta tecnologia implementada pelo Núcleo de Geoprocessamento da Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), que, entre outros recursos, permite o mapeamento georreferenciado para a definição de ações estratégicas das polícias Civil e Militar.


A tecnologia utilizada pelo Núcleo de Geoprocessamento, o GIS (Sistemas de Informação Geográfica - sigla em Inglês para SIG), na prática, facilita a comunicação rápida de dados e análises por meio de gráficos, mapas, planilhas e outros modelos de apresentação, entre todos os agentes envolvidos no programa. Até então, o Governo do Estado sempre contava com inúmeros estudos estatísticos, mas não dispunha de um processo de sistematização desses dados. O novo sistema integra e otimiza os dados a partir do georreferenciamento.

O EuEsri 2012 é a terceira edição do principal encontro para profissionais que trabalham com GIS. O objetivo do evento é apresentar as novidades e tendências de tecnologia GIS, propiciar a troca de experiências na comunidade de usuários e auxiliar os profissionais com conceitos e visões que os ajudem a dimensionar os investimentos do sistema.

O Governo do Amazonas foi representado pelo coordenador do Núcleo de Geoprocessamento, Elson Souza, e pelo tenente Rouget Brito Aguiar Filho, além de representantes da Empresa Processamento de Dados do Amazonas S/A (Prodam) e Polícia Militar.

Êxito – Criado pelo governador Omar Aziz para reestruturar o sistema de segurança no Estado e levar a polícia para mais perto da comunidade, o programa Ronda no Bairro já está em operação nas zona norte, leste, centro-sul, centro-oeste e oeste. A meta do Governo do Amazonas é alcançar todas as seis zonas geográficas de Manaus ainda neste segundo semestre.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)