Apesar de todas as movimentações nos bastidores da política local, de fato, a campanha política ainda não começou em Coari. Com isto, todos os cenários eleitorais do momento podem sofrer uma brusca mudança, o que vai depender em muito de como "os blocos serão colocados na rua".
O impasse jurídico que enevoa o processo neste momento, é um elemento a mais para complicar o meio de campo mas não serve como elemento definidor de decisão do eleitor coariense. A política em Coari não é decidida apenas por definições de nomes, mas por trabalho de grupos, grupos políticos que dividem as opiniões de forma apaixonada. A política em Coari pouco tem de razão e muito tem de paixão... Pouco tem de tostão e muito de milhão.
Somente após 30 dias das convenções que definirão os nomes que irão concorrer as eleições em Coari, é que teremos uma noção de como caminhará a disputa eleitoral. Até lá, nem mesmo as pesquisas de bastidores podem garantir certeza real de que o processo vai caminhar como está, até o final. Os adversários políticos ainda não se movimentaram publicamente, quando isto acontecer é que a solidez dos nomes ficará evidente ou não.
Esta campanha promete ser a mais acirrada de todos. As diferenças serão mínimas e podem refletir no resultado de forma muito impactante. Não haverá uma definição antecipada do eleitor que diante dos últimos acontecimentos já "pôs as barbas de molho" e não ignora ninguém. Amanhã é o primeiro dia do mês decisivo para a história política de Coari e que ninguém dê a campanha como ganha.